A água de um jato de diâmetro é usada para suportar o objeto cônico mostrado. Deduza uma expressão para a massa combinada do cone e da água, , que pode ser suportada pelo jato, em termos de parâmetros associados a um volume de controle adequadamente escolhido. Use a expressão obtida para calcular quando , , , e . Estime a massa de água no volume de controle.
Passo 1
Tá legal! Vamos começar esse exercício desenhando o volume de controle a ser utilizado:
Vamos começar esse exercício aplicando o princípio da continuidade para o sistema, onde a vazão que entra em 1 deve sair em 2, então, temos:
Agora vamos aplicar a equação de Bernoulli entre os pontos 1 e 2 do volume de controle ilustrado acima, então, temos:
Tá legal, como ambos os pontos 1 e 2 estão expostos ao ambiente, temos e os termos de pressão se cancelam. Sabemos também que e que . Considerando o nível , então, temos , dessa forma, a equação de Bernoulli se torna:
Então, substituindo os valores conhecidos, temos:
Passo 2
Agora vamos aplicar a equação 4.18c apresentada nessa seção do equilíbrio de momento, para o volume de controle do passo 1:
Como o escoamento se dá em regime permanente, então a derivada no tempo será zero, e como todo o nosso volume de controle está exposto ao ambiente, não teremos força de superfície, logo , dessa forma, a equação se torna:
E, nesse caso, temos e , então, substituindo os valores conhecidos:
No entanto, como vimos no passo 1 através da continuidade, temos , então a equação se torna:
Então, substituindo os valores conhecidos, temos:
Passo 3
Mas o exercício ainda não acabou, pois queremos a massa de água, e a massa encontrada no passo 2 é a massa de água mais a do objeto, pois nosso volume de controle englobava os dois. Então, agora, para descobrir a massa de água, vamos assumir a área do jato como sendo constante, não haverão grandes perdas com essa suposição, pois a velocidade é pequena e o diâmetro da tubulação também. Dessa forma, podemos fazer:
Substituindo os valores conhecidos, temos: