Enunciado
FenTrans, MecFlu, TransCal e TransMassa - Incropera - Fundamentos de Transferência de Calor e Massa- Ed: 7º - Capítulo 10.Problemas - Ex. 11
Água a pressão atmosférica está em ebulição sobre a superfície de um grande tubo horizontal de cobre. O fluxo térmico é 90% do valor crítico. A superfície do tubo encontra-se inicialmente riscada; entretanto, com o passar do tempo os efeitos dos riscos diminuem e a ebulição acaba por exibir comportamento similar ao associado com superfícies polidas. Determine a temperatura da superfície do tubo imediatamente após sua instalação e após um longo tempo de serviço.
Passo 1
Fala aí! Vamos resolver essa questãozinha aí! Nosso enunciado quer que a gente encontre a temperatura do tubo em dois momentos, primeiro logo após a instalação e depois com o passar de um longo tempo… Beleza então vamos nessa!
Antes de qualquer coisa precisamos de alguns dados adicionais… Então vamos visitar o apêndice do livro e ir lá na tabela A-6 e com a temperatura de teremos:
Vamos as continhas então!
Passo 2
Para encontrar a temperatura, vamos modificar essa equação aqui, olha só:
Opa! Mas precisamos encontrar o antes, vamos lá:
Lembra que o enunciado falou pra gente que o fluxo térmico é 90% do crítico? Então vamos ficar com a equação assim:
E vamos assumir nosso , ok?
Agora sim podemos calcular o !
Passo 3
Vamos considerar para imediatamente após a instalação do tubo um e , beleza?
E para encontrar a temperatura da superfície, vamos fazer:
Show de bola! Conseguimos a temperatura no tempo imediatamente após a instalação do tubo… Para encontrar a temperatura depois de um certo tempo vamos usar um e refazer a mesma continha:
E para encontrar a temperatura da superfície em um tempo depois da instalação:
Resposta