Enunciado

Um anel de arame fino, com 3   c m de diâmetro, é erguido da superfície da água a 20   ° C . Desprezando o peso do arame, qual é a força necessária para erguer o anel? Seria essa uma boa maneira de medir a tensão superficial? O arame deveria ser feito de algum material em particular?

Passo 1

Vamos lá, essa é até tranquilinha só peço por alguns segundos a atenção de vocês!

Existem duas superfícies, uma interna e uma externa ao anel, então a força total medida é:

F = 2 ⋅ Y π D = 2 Y π D

Para os dados apresentados na questão.

F = 2 π ⋅ 0,0728 N m ⋅ 0,03   m ≈ 0,0137   N

Passo 2

Esse tipo de dispositivo existe e na literatura é chamado de D u N o u y , as forças aplicadas são muito pequenas e podem ser medidas por uma balança de mola suave.

Normalmente faz-se uma multiplicação por um fator de correção f = O 1 que leva em conta o diâmetro do arame e a superfície distorcida do mesmo.

É recomendado o uso de uma liga de platina-irídio para o anel, devido as características de alta molhabilidade e anticorrosão.

Isso é tudo pessoal, conseguimos mais uma! \o/

Resposta

F ≈ 0,0137   N

Sim, se acompanhado de um fator de correção.

Liga de platina-irídio

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Uma partícula viaja em linha reta com a rapidez constante de 25,0 m/s. Repentinamente, uma força de 15,0 N age sobre ela, levando-a ao repouso em uma distância de 62,5 m. (a) Qual é a orientação da fo
A mesma força horizontal (resultante) F é aplicada durante um intervalo de tempo fixo ∆ t , a cada um de dois objetos, que possuem massas m 1 e m 2 , sobre uma superfície plana sem atrito. (Seja m 1m
Um objeto tem uma aceleração de 3,0m / s 2 quando uma força única de magnitude F 0 age sobre ele. (a) Qual é a magnitude da sua aceleração quando a magnitude da força é dobrada? (b) Um segundo objeto
Uma força única constante de magnitude 12 N atua sobre uma partícula de massa m. A partícula parte do repouso e viaja em linha reta uma distância de 18 m em 6,0 s. Encontre m.
Uma força resultante de 6,0N i ^ - 3,0N j ^ atua sobre um objeto de 1,5 kg. Encontre a aceleração a → .