Enunciado
FenTrans, MecFlu, TransCal e TransMassa - Frank White - Mecânica dos Fluidos- Ed: 6º - Capítulo 8.Problemas - Ex. 89
O avião Beechcraft T-34C tem um peso global de 24500 N, uma área de asa de 5,6 m² e voa a 518 km/h a 3000 m de altitude padrão. É movido por um propulsor que fornece 300 hp para o ar. Admita neste problema que seu aerofólio seja o perfil NACA 2412, descrito no problema P8.83, e despreze todo o arrasto, exceto o da asa. Qual será a razão de aspecto apropriada para a asa?
Passo 1
E aí, gente!! Tudo bem? Então vou mostrar pra vocês que mecânica dos fluidos não é nem de longe um bicho de 7 cabeças (nem de perto também)!
Primeiro de tudo bora catar a densidade do ar nessa altitude que foi dita aí. Esse valor você vai pegar na tabela A.6 do livro e vai observar que, em 3000 m de altitude, .
Outra coisa é, vamos converter aquela velocidade ali em km/h para m/s porque né, tudo no SI SEMPRE!!!!
Passo 2
Através do peso e da potência dada no nosso enunciado, a gente consegue calcular quais são os coeficientes de sustentação e de arraso, certo??
E esse coeficiente que calculamos também pode ser calculado de outra fórmula, você se lembra?
Opa, show de bola! Já temos uma relação entre os coeficientes de sustentação e a razão de aspecto.
Passo 3
Bem, a relação de potência e força de arrasto também é bem conhecida através dos nossos estudos, uma vez que elas são forças opostas que estão sempre “lutando” entre si!!
Vamos transformar nossa potência em W para trabalharmos no SI, beleza?
Passo 4
Show de bola! Agora que conhecemos os coeficientes de sustentação e arrasto e com seus valores em do problema 8.83, podemos calcular os valores de AR:
Com do problema 8.83.
Por iteração, a solução vai convergir quando e resultará num valor de