Uma casca esférica, com raios interno e externo e , respectivamente, está cheia de um material gerador de calor que fornece uma taxa volumétrica de geração e uniforme igual a . A superfície externa da casca está exposta a um fluido com temperatura e coeficiente convectivo . Obtenha uma expressão para a distribuição de temperaturas em regime estacionário na casca, expressando o seu resultado em termos de e da condutividade térmica do material da casca.
Passo 1
Vamos começar colocando algumas considerações. A transferência de calor ocorre em regime permanente e apenas na direção radial, então, a taxa de transferência de calor é constante e pode ser descrita pela lei de Fourier:
Integrando dos dois lados:
Passo 2
Para determinar as constantes e vamos aplicar as condições de contorno para o sistema. Para , sabemos que a taxa de geração de energia deve ser igual à taxa de calor por condução. Então:
Como
Passo 3
Considerando agora o caso em que , a taxa de transferência de calor por condução deve ser igual à taxa de transferência por convecção na superfície:
Aplicando
E
Ficamos com:
Substituindo e no perfil:
Resposta
O perfil de temperatura na casca para esse caso é: