Uma chapa de ferro de grandes dimensões (ρ = 7870 kg/m³, , e k = 80,2 W/m.K) foi inicialmente aquecida a uma temperatura uniforme de 150 °C e depois colocada em um piso de concreto (ρ = 1600 kg/m³, , e k = 0,79 W/m.K). O piso de concreto estava a uma temperatura uniforme de 30 °C. Determine: (a) a temperatura da superfície entre a chapa de ferro e o piso de concreto e (b) a temperatura do piso de concreto a profundidade de 25 mm, considerando que a temperatura da superfície permanece constante após 15 minutos.
Passo 1
Vou analisar o enunciado junto com você pra gente entender o que o problema quer de você.
Em primeiro lugar, vamos pensar no que tá acontecendo.
Uma placa de ferro de grandes dimensões a 150 é colocado em contato com um piso a 30 . Nesse problema, apenas a superfície de contato entre os dois corpos é importante.
Essa é exatamente a definição de um sólido semi-infinito: analisar a transferência de calor “penetrando” num corpo em um período de tempo no qual a condição de contorno na sua superfície importa para a transferência de calor.
Como estamos lidando com o contato de dois sólidos semi-infinitos, calculamos a temperatura da superfície da seguinte forma:
Então, como estamos analisando um sólido semi-infinito submetido a uma condição de temperatura conhecida na superfície, vamos usar a seguinte equação para modelar o problema:
Agora eu quero terminar esse primeiro passo organizando as propriedades que vamos utilizar nesse problema pra você não se confundir.
Em primeiro lugar, para o ferro (A):
E para o concreto (B):
Passo 2
Para resolver a letra (a) fácil, basta substituir as variáveis na equação da temperatura da superfície:
Passo 3
Para resolver a letra (b), basta substituir as variáveis na equação que eu te mostrei no Passo 1, com e
Assim:
Devemos calcular o valor da função erro complementar indo na Indo na Tabela 4-4 (página 251). Assim, pela tabela:
Logo, ficamos com:
Resposta
Ei, a resposta está no passo a passo :)