Compare e contraste a capacidade térmica do tijolo comum, do aço carbono, do óleo de motor, da água e do solo. Qual material permite a maior quantidade de armazenamento de energia por unidade de volume? Qual material você esperaria ter o menor custo por unidade de capacidade térmica? Use as propriedades a .
Passo 1
Nessa questão nós temos cinco materiais a . Onde queremos encontrar suas capacidades térmicas, saber qual material possui o maior armazenamento de energia por unidade de volume e qual tem o menor custo por unidade de capacidade térmica.
Para fazer essas análises, vamos precisar recorrer as Tabelas A.3 e A.5:
O armazenamento de energia térmica refere-se a energia sensível ou latente. A mudança na energia sensível por unidade de volume devido a uma mudança de temperatura é igual a . Assim, para uma determinada mudança de temperatura, os valores da capacidade de calor na tabela acima indicam a quantidade relativa de energia sensível que pode ser armazenada no material.
Passo 2
Dos materiais considerados, a água tem a maior capacidade de armazenamento de energia sensível de acordo com a tabela anterior. Então, concluímos que a água tem o menor custo por unidade de capacidade térmica dos materiais considerados.
Resposta
Para ambas as respostas, a água.