Enunciado
FenTrans, MecFlu, TransCal e TransMassa - Çengel - Mecânica dos Fluidos- Ed: 1º - Capítulo 10.Problemas - Ex. 88
Compare o fator de forma (definido na Equação 10-95) para uma camada limite laminar versus camada limite turbulenta sobre uma placa plana, assumindo que a camada limite turbulenta é turbulenta desde o início da placa. Discuta. Especificamente, por que você acha que é chamado de ‘’fator de forma’’? Respostas 2.59. 1.25 a 1.30
Passo 1
Oi, conhece o fator de forma H? Não? Te apresentar ele é um amigo muito legal e fácil de se conversar. Ele está na página 473 (equação 10-95 na primeira edição desse livro) e ele é a divisão da espessura do deslocamento com a espessura do momento . Sua equação pode ser vista abaixo:
E seu valor em escoamento pode ser tirada pelas equações da tabela 10-4 que podem ser vistas abaixo:
Sabendo que o escoamento turbulento está limitado em duas faixas.
O fator de forma laminar será dado pela divisão da espessura de deslocamento laminar com a espessura da quantidade de movimento, da seguinte forma:
Simples assim :D
Passo 2
Agora para a camada turbulenta:
O começo da camada turbulenta é a que tiver menor valor de Reynolds e que é a turbulenta (1) e que tem um fator de forma igual a:
E o segundo fator de forma no regime turbulento será na turbulento (2) e será de:
Passo 3
Por esses resultados podemos dizer que quanto maior o valor de H mas contato do fluido com a camada limite nós temos, sendo um fator de fluidez assim como Reynolds é: