Considere o escoamento representado pela função de corrente , em que A é uma constante dimensional igual a . A massa específica é 1200 kg/m³. O escoamento é irrotacional? Pode a diferença de pressão entre os pontos e ser calculada? Se afirmativo, calcule, caso contrário, explique por quê.
Passo 1
Tá legal! Como o enunciado nos deu a função corrente, então sabemos que o escoamento é incompressível, dessa forma temos:
Substituindo a expressão da função , temos:
Agora, para o escoamento ser irrotacional, temos que atender a seguinte condição:
Então, substituindo as expressões encontradas para e , temos:
Dessa forma, o escoamento não é irrotacional. Então só podemos calcular a diferença de pressão entre os dois pontos dados se eles estiverem sob a mesma linha de corrente.
Passo 2
Para verificar se os pontos estão sob a mesma linha de corrente, basta substituir as coordenadas dadas na função corrente, e devemos obter o mesmo valor, então:
Então os pontos estão sob a mesma linha de corrente e podemos aplicar Bernoulli para encontrar a diferença de pressão. Para isso vamos precisar calcular os módulos das velocidades nos dois pontos, que será dado por:
Então, para o ponto , temos:
E, para o ponto :
Passo 3
Então, aplicando a equação de Bernoulli entre os pontos que chamaremos de 1 e o ponto que chamaremos de 2, temos:
Nesse caso, podemos desprezar a diferença entre as cotas e , e substituindo os valores encontrados para as velocidades, chegamos em: