Um estudante de graduação está processando seu código de C F D para seu projeto de pesquisa de mestrado e gera um gráfico das linhas de corrente de um escoamento (contornos de função corrente constante). Os contornos são formados por valores igualmente espaçados da função corrente. A professora I . C . F l o w s olha para o gráfico e imediatamente aponta para uma região de escoamento e diz: “Veja como o escoamento está rápido aqui!”. O que a professora F l o w s notou sobre as linhas de corrente naquela região e como ela sabia que o escoamento era rápido naquela região?

Passo 1

Iremos discutir como uma pessoa interpreta a velocidade relativa em um gráfico de contorno de funções de corrente.

Assumindo que o fluxo é constante, incompressível e uma função de um plano 2 - D .

Temos a seguinte situação:

Para uma função de corrente que opera um plano 2 - D e é incompressível a diferença de valores entre uma linha de fluxo de corrente é igual ao fluxo volumétrico por unidade de largura entre às duas linhas de fluxo.

Portanto, Quão mais próximas às linhas estiverem uma da outra, teremos uma velocidade relativa maior, e quanto mais separadas o resultado será uma velocidade relativa menor.

Passo 2

Seguindo oque foi dito no passo 1.

Por exemplo, ψ s u p e r i o r - ψ 0 . É positivo e representa o fluxo volumétrico por unidade de largura entre as linhas, entre parede a linha superior.

Logo, oque a professora F l o w s observou foi a parte superior da nossa situação. Em que, a região, que possui linhas de fluxo bem próximas, implica uma alta velocidade relativa na região do fluxo.

Resposta

Linhas próximas implica uma alta velocidade relativa na região do fluxo.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Considere o potencial de velocidade bidimensional incompressível em coordenadas polares ϕ = B rc o s θ +B L θ em que B é uma constante e L é uma escala de comprimento constante. (a) Quais são as dimen
Um modelo CFD do escoamento incompressível permanente bidimensional imprimiu os valores da função potencial de velocidade ϕ (x, y), em m²/s, em cada um dos quatro cantos de uma pequena célula de 10 cm
Mostre que o escoamento de Couette linear entre placas na Figura 1.6 tem uma função corrente, mas não tem potencial de velocidade. Qual é a razão disso?
Considere a seguinte função bidimensional f (x, y):f =A x 3 + B x y 2 + C x 2 + De mq u eA 0 (a) Sob que condições, se houver alguma, sobre (A, B, C, D) essa função pode ser um potencial de velocidade
Um escoamento incompressível bidimensional é definido por u = K y x 2 + y 2 ; v = K x x 2 + y 2 em que K = constante. Esse escoamento é irrotacional? Em caso afirmativo, encontre seu potencial de velo