Considere um grande bloco de gelo cúbico flutuando na água do mar. As densidades do gelo e da água do mar são 0,92 e 1,025, respectivamente. Se uma parte com 10 cm de altura do bloco de gelo ficar acima da superfície da água, determine a altura do bloco de gelo abaixo da superfície.

Passo 1

Vamos começar com as hipóteses para o problema:

  1. A força de empuxo no ar é desprezível;
  2. A face superior do bloco do gelo é paralela com a superfície do mar.

Como o peso do bloco de gelo é igual a força de empuxo que está agindo sobre ele, devido ao equilíbrio estático. Assim temos que:

W = F B → ρ g g V t o t a l = ρ f g V s u b m e r s o

V s u b m e r s o V t o t a l = ρ g e l o ρ á g u a

Passo 2

O volume é dado por V = h A c , onde A c é a área de seção transversal do bloco de gelo. Assim,

h s u b m e r s o A c h t o t a l A c = ρ g e l o ρ á g u a → h h + 0,10 = 0,92 1,025

Resolvendo para h temos:

h = 0,92 ⋅ 0,10 1,025 - 0,92 = 0,876   m

Resposta

h = 0,876   m

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

A comporta AB na Figura P2.83 é um quarto de círculo de 3 m de largura, articulada em B. Encontre a força F suficiente apenas para impedir que a comporta se abra. A comporta é uniforme e pesa 13.350 N
Determine (a) a força hidrostática total sobre a superfície curva AB da Figura P2.84 e (b) sua linha de ação. Despreze a pressão atmosférica e considere a superfície com largura unitária.
A garrafa de champanhe (d = 0,96) da Figura P2.87 está sob pressão, como mostra a leitura do manômetro de mercúrio. Calcule a força líquida sobre a extremidade hemisférica de 50 mm de raio no fundo da
Calcule os componentes horizontal e vertical da força hidrostática no painel de um quarto de círculo no fundo do tanque de água da Figura P2.85.
A comporta BC em forma de um quarto de círculo da Figura P2.86 é articulada em C. Encontre a força horizontal P necessária para manter a comporta parada. Despreze o peso da comporta.