Um dispositivo mecânico que usa o cilindro rotativo da Figura A1.6 é o viscosímetro Stormer [29]. Em vez de ser acionado a uma velocidade angular constante Ω , uma corda é enrolada ao redor do eixo e presa a um peso P que cai verticalmente. É medido o tempo t necessário para girar o eixo em um dado número de voltas (usualmente cinco) e estabelecida uma correlação com a viscosidade. A fórmula é

t ≈ A μ P - B

na qual A e B são constantes determinadas calibrando-se o dispositivo com um fluido conhecido. A seguir estão os dados de calibração para o viscosímetro Stormer testado em glicerol, usando um peso de 50 N:

  1. Encontre valores razoáveis de A e B para ajustar esses dados de calibração. [Dica: Os dados não são muito sensíveis ao valor de B] (b) Um fluido mais viscoso é testado com um peso de 100 N e o tempo medido é 44 s. Calcule a viscosidade do fluido.

Passo 1

Bora pra mais uma!

Em (a) faremos iterações para encontrar as melhores constantes para a expressão gerar os nossos dados!

Fazendo as iterações, encontramos que para A = 3000 e B = 3,5 , encontramos bons resultados, tendo 0,17 s de desvio padrão nos valores de t.

Passo 2

Para (b), utilizando as constantes que encontramos e as informações dadas pelo enunciado, apenas precisamos substituir na fórmula, assim:

t = A μ P - B → 44   s = 3000 μ 100   N - 3,5 → μ = 1,415 k g m ⋅ s

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados