A distância entre os centros dos dois braços do tubo em U aberto para a atmosfera é de 25 cm e o tudo em U contém 20 cm de altura de álcool em ambos os braços. Agora o tubo em U é posto para girar em torno do braço esquerdo a 4,2 rad/s. Determine a diferença de altura entre as superfícies do fluido nos dois braços.
Passo 1
Vamos tomar como hipótese para o problema que o álcool é um fluido incompressível. Definindo o lado esquerdo do tubo em U como a origem, como mostra a figura abaixo, a equação para a superfície livre do líquido é dada por:
onde é a altura original do fluido sem rotação.
Passo 2
Para o problema, e . Definindo como a distância entre os dois lados do tubo em U, a diferença de altura será dada por:
Resposta
Exercícios de Livros Relacionados
O painel curvo BC da Figura P2.96 é um arco de 60°, perpendicular ao fundo em C. Se o painel tiver 4 m de largura, calcule a força hidrostática resultante da água sobre o painel.
Uma esfera de 0,6 m de diâmetro, pesando 1.780 N, fecha um furo de 0,3 m de diâmetro no fundo do tanque da Figura P2.99. Calcule a força F necessária para desalojar a esfera do furo.
A comporta AB da figura abaixo tem três oitavos de círculo, com 3 m de largura, é articulada em B e está apoiada contra uma parede lisa em A. Calcule as forças de reação nos pontos A e B.
Gate AB in Fig. P2.83 is a quarter circle 10 ft wide into thepaper and hinged at B. Find the force F just sufficient tokeep the gate from opening. The gate is uniform andweighs 3000 lbf.
Panel AB in Fig. P2.84 is a parabola with its maximum atpoint A. It is 150 cm wide into the paper. Neglect atmospheric pressure. Find (a) the vertical and (b) the horizontalwater forces on the panel.