Uma esfera de 0,6 m de diâmetro, pesando 1.780 N, fecha um furo de 0,3 m de diâmetro no fundo do tanque da Figura P2.99. Calcule a força F necessária para desalojar a esfera do furo.

Passo 1

E aí, galera, tudo bem? MecFlu pode parecer difícil, mas cola aqui que eu vou te ajudar!

A primeira ideia que a gente tem que ter da questão é de qual assunto ela faz parte. Esse problema em específico é referente à seção 2.6 do livro, chamada “Forças sobre superfícies curvas”.

Temos uma esfera de 0,6   m de diâmetro e que pesa W e s f = 1780   N , presa num buraco de 0,3   m de diâmetro no fundo de um tanque, como mostra a figura que ilustra a questão. Queremos calcular a força F necessária pra tirar a esfera do tanque.

Pra isso, precisaremos calcular a força resultante vertical F V agindo na esfera, e fazer um balanço de forças usando a força peso.

Então, vamo lá resolver essa questão juntos!

Passo 2

Em primeiro lugar, devemos calcular a força vertical F V agindo na esfera. Pra entender como vamos fazer isso, vamo olhar essa imagem:

Como mostra o esquema, temos uma força descendente F D agindo nos pontos A B C da esfera e uma força ascendente F A agindo nos pontos A B C D .

A força vertical resultante vai ser uma menos a outra, mas, se você notar, vai ver que essa força na verdade é o peso da água agindo no volume da própria esfera, pois os volumes V A B C D menos V A B C na verdade é o volume da própria esfera!

Mas olha só, nossa dedução não acabou ainda!

No nosso problema, como a esfera tá tapando o buraco, a nossa força vertical F V vai ser calculada excluindo o peso da água no buraco, que é calculado a partir da equação:

F b u r a c o = γ A b u r a c o h C G

Sendo: γ o peso específico, que para água à temperatura ambiente é 9790 N m 3 ; A b u r a c o a área do buraco de raio 0,15   m ; e h C G = 0,9   m a altura da superfície livre até o buraco.

Então, podemos calcular nossa força vertical F V a partir da equação:

F V = F A - F D - F b u r a c o = γ V A B C D - V A B C   - γ A b u r a c o h C G = γ V e s f - A b u r a c o h C G

Sendo: V e s f o volume da esfera de raio 0,3   m .

Substituindo os valores temos, obtemos:

F V = γ V e s f - A b u r a c o h C G = 9790   N m 3 4 π 3 0,3   m 3 - π 0,15   m 2 × ( 0,9   m )

F V =   484,4   N

Passo 3

Pra finalizar a questão, vamo calcular a força F   necessária para tirar a esfera do buraco.

Pra isso, basta a gente subtrair a força F V do peso da esfera:

F =   W e s f - F V = 1780   N -   484,4   N = 1295,6   N  

Pronto, matamos a questão juntos!

Resposta

A força necessária para desalojar a esfera do furo é F = 1295,6   N    

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

O volume de uma rocha deve ser determinado sem usar nenhum dispositivo de medição de volume. Explique como você faria isso com uma balança de mola à prova de água.
A densidade média dos icebergs é de cerca de 917k g / m 3 . Determine a porcentagem do volume total de um iceberg submerso em água do mar com densidade de 1042k g / m 3 ;Embora os icebergs estejam qua
Reconsidere o Problema 3-126. Usando o EES (ou um outro aplicativo), investigue o efeito da aceleração sobre a inclinação da superfície livre da água do tanque. Faça a aceleração variar de 0m / s 2 at
É preciso projetar sapatos que permitam a pessoas com até 80 kg caminhar sobre água doce ou água do mar. Os sapatos devem ser feitos de plástico injetado na forma de uma esfera,uma bola de futebol ame
Um balão de ar elástico com diâmetro de 30 cm é acoplado à base de um contêiner parcialmente preenchido com água a + 4 ℃ ℃, como mostra a Figura. Se a pressão do aracima da água aumentar gradualmente