Enunciado

Explique por que a aproximação de escoamento incompressível e a aproximação de temperatura constante usualmente caminham lado a lado.

Passo 1

Para resolver o exercício, vamos começar relembrando o que significa a aproximação de escoamento incompressível. Tudo bem?

Um fluido incompressível é um tipo de fluido que possui volume específico constante. Ou seja, para uma mesma massa de fluido ele sempre ocupa o mesmo volume, nas condições propostas.

Passo 2

Vamos pensar agora qual é o efeito da temperatura sobre esta propriedade.

Tomando como exemplo um gás. Se aumentamos a temperatura, o esperado é que ele expanda. Certo?

O contrário também é verdade. Ou seja, se diminuímos a temperatura o gás irá comprimir. O mesmo vale para outros fluidos, então, concluímos que a temperatura tem efeito sobre o volume específico de um fluido.

Passo 3

Assim, para garantir que o fluido será incompressível (volume específico constante) durante um processo, uma das formas de garantir essa aproximação é manter a temperatura constante.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Verifique se o campo de velocidade bidimensional, incompressível, permanente do Problema 9-16 satisfaz a equação de continuidade. Fique nas coordenadas cartesianas e mostre todo o seu trabalho.
No Exemplo 9–6, derivamos a equação para taxa de deformação volumétrica 1 V d V d t =∇ →.V → . Escreva isso como uma equação em palavra e discuta o que acontece com o volume de um elemento fluido à me
Repita o Exemplo 9–1 (gás comprimido em um cilindro por um pistão), mas sem usar a equação de continuidade. Em vez disso, considere a definição fundamental de densidade como massa dividida por volume.
Em muitas ocasiões, precisamos transformar uma velocidade de coordenadas cartesianas ( x ,y ,z ) em coordenadas cilíndricas ( r ,θ ,z ) (ou vice-versa). Usando a Fig. P9–13 como guia, transforme os co
Usando a Fig. P9–13 como guia, transforme os componentes cartesianos de velocidade ( u ,v ,w ) em componentes cilíndricos de velocidade ( u r ,u θ ,u z ) . (Dica: Como o componente z da velocidade per