Enunciado

Imagine uma mangueira de jardim com um jato de água saindo através de um bocal na ponta da mangueira. Explique por que a extremidade da mangueira pode ficar instável, quando ela é segura a cerca de meio metro do bocal.

Passo 1

A água que sai do bocal, devido a sua natureza, que é a de aumentar a velocidade de saída do escoamento diminuindo a área da seção transversal, tende a exercer uma força no final da mangueira.

Passo 2

Essa força está alinhada com o escoamento saindo do bocal e vai em direção a mangueira. Então, se tivermos algum desalinhamento do bocal com relação à mangueira, a força de empuxo gerada no bocal vai fazer com que a mangueira saia mais ainda fora de sua posição.

Passo 3

E, se segurarmos a mangueira a cerca de meio metro do bocal, sabemos que ela se tornará instável, provavelmente todos nós já fizemos esse teste, seja de propósito ou não. Agora você sabe o porque disso acontecer.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Calcule a pressão dinâmica que corresponde a uma velocidade de 100 km/h no ar padrão. Expresse sua resposta em milímetros de água.
Você coloca a mão aberta para fora da janela em um automóvel, em uma posição perpendicular ao escoamento do ar. Considerando, por simplicidade, que a pressão do ar em toda a superfície frontal da sua
Trace o gráfico da velocidade do ar versus a pressão dinâmica (em milímetros de mercúrio) para uma pressão dinâmica de até 250 mmHg.
Água escoa com velocidade de 3 m/s. Calcule a pressão dinâmica deste escoamento. Expresse sua resposta em polegadas de mercúrio.
A água escoa em regime permanente para cima no interior do tubo vertical de 0,1 m de diâmetro e é descarregada para a atmosfera através do bocal que tem 0,05 m de diâmetro. A velocidade média do escoa