Ao modelar um processo de engenharia, como é feita a escolha certa entre um modelo simples, mas não refinado, e um modelo complexo, porém exato? O modelo complexo é necessáriamente uma escolha melhor, uma vez que é mais exato?
Passo 1
Vamos lá! Para escolher a melhor forma de modelar um processo da engenharia é necessário antes de tudo observar os prós e os contras de um modelo mais simples e de um modelo mais complexo!
O qual é a diferença de exatidão entre o modelo simples e o modelo complexo?
Qual o nível de exatidão que o seu projeto requer?
O quão caro é a modelagem mais complexa? A diferença de gasto é significativa?
O analista vai gastar muito tempo resolvendo o modelo complexo? A longo prazo como esse gasto de tempo extra vai impactar a produtividade do meu projeto?
Na engenharia a viabilidade econômica é um ponto muito importante! Os modelos mais complexos tendem a ser mais caros e demorados, muitas vezes isso não é interessante, afinal tempo também é dinheiro! Existem muitos modelos simples que são satisfatórios, o mais importante aqui é saber se o modelo mais simples consegue refletir os aspectos e as características essenciais do problema em questão!
Resposta
A escolha deve ser analisada de acordo com cada caso, no entanto, geralmente um modelo mais simples com resultados adequados é escolhido, por ser uma solução mais rápida e barata.