Enunciado
FenTrans, MecFlu, TransCal e TransMassa - Frank White - Mecânica dos Fluidos- Ed: 6º - Capítulo 4.Problemas - Ex. 88
Óleo viscoso da figura abaixo é posto em movimento permanente por um cilindro interno concêntrico movendo-se axialmente à velocidade U dentro de um cilindro externo fixo. Considerando pressão e massa específica constantes e um movimento puramente axial do fluido, resolva a equação (4.38) para distribuição de velocidade do fluido . Quais são as condições de contorno apropriadas?
Passo 1
Tudo bem, genteee?!! Então, vamos começar nossas aventuras com a mecânica dos fluidos? Olha que maneiro!!! O enunciado já disse pra gente qual será a coordenada de interesse para termos o perfil de velocidade, certo? Ele disse pra gente que será a componente z que será função de r.
Em outras palavras temos que e considerando completamente desenvolvido, temos também que: . Escoamento permanente e incompressível também é uma hipótese que faremos!!!
Como sempre, vamos apelar primeiro para a equação da continuidade pra ver o que ela vai dizer pra gente de mais possíveis simplificações!!!
Olha, a continuidade também nos deu mais uma simplificação que vamos utilizar na equação de Navier Stokes abaixo!!!
Passo 2
Com nossas simplificações, incluindo aquela que encontramos como resultado da equação da continuidade ao final temos algo do tipo:
Vamos integrar essa belezinha?
Passo 3
Nossas clássicas condições de contorno são aquelas que sempre usamos! Na parede temos velocidade zero e em “a” vamos ter a velocidade com a velocidade U, correto?
Passo 4
Portanto, nossa solução final nos diz que: