Pequenas partículas esféricas, com diâmetro , contém um material fluorescente que, quando irradiado com luz branca, emite em um comprimento de onda correspondente à temperatura do material. Assim, a cor das partículas varia com a temperatura. Estando as pequenas partículas suspensas em água líquida, um pesquisador deseja usá-las para medir
temperaturas instantâneas locais da água em escoamentos turbulentos através da observação da cor emitida. Sendo as partículas caracterizadas por uma massa específica, um calor específico e uma condutividade térmica de , e , respectivamente, determine a constante de tempo das partículas. Sugestão: Como as partículas viajam com o escoamento, a transferência de calor entre as partículas e o fluido ocorre por condução. Suponha comportamento de capacitância global.
Passo 1
Vamos lá! Nosso problema nos pede a constante de tempo térmica, mas antes que tal desenharmos um esboço do comportamento desse problema pra entendermos o que o ocorre. Fica assim.
Agora vamos as nossas famosas considerações pra resolver nosso problema.
Passo 2
Agora vamos calcular a constante de tempo térmica, mas antes como estamos tratando a troca de calor entre a partícula e a água como condução, vamos precisar do auxílio tabela e considerarmos como o caso com , assim o fator de forma fica:
Assim a troca de calor entre as superfícies é dada por:
Passo 3
Agora finalmente podemos calcular a nossa constante de tempo térmica , usando a equação temos
Lembrando que e substituindo tudo temos:
Por fim:
Isso é tudo pessoal!