Enunciado
FenTrans, MecFlu, TransCal e TransMassa - Incropera - Fundamentos de Transferência de Calor e Massa- Ed: 7º - Capítulo 5.Problemas - Ex. 12
Sistemas de armazenamento de energia térmica normalmente envolvem um leito de esferas sólidas, através do qual um gás quente escoa se o sistema estiver sendo carregado ou um gás frio se o sistema estiver sendo descarregado. Em um processo de carregamento, a transferência de calor do gás quente aumenta a energia térmica armazenada nas esferas mais frias; durante a descarga, a energia armazenada diminui na medida em que calor é transferido das esferas quentes para o gás mais frio.
Considere um leito de esferas de alumínio com de diâmetro e um processo de carregamento no qual o gás entra na unidade de armazenamento a uma temperatura . Sendo a temperatura inicial das esferas e o coeficiente de transferência de calor , quanto tempo demora para uma esfera próximo à entrada do sistema acumular da energia térmica máxima possível? Qual é a temperatura correspondente no centro da esfera? Há alguma vantagem em se usar cobre no lugar do alumínio?
Passo 1
Vamos lá! Nosso problema nos pede o tempo necessário para as esferas de alumínio atingirem 90% da energia térmica máxima possível e a temperatura no centro da esfera pra esse momento, mas antes que tal desenharmos o comportamento desse problema pra entendermos o que o ocorre. Fica assim.
Agora vamos as nossas famosas considerações pra resolver nosso problema.
Passo 2
Agora vamos calcular o número de pra verificar nossa condição de troca de calor desprezível, lembrando que . Calculando nosso número de temos:
Como a consideração que transferência de calor entre as esferas é desprezível, se torna aceitável!
Passo 3
Agora para encontrarmos o tempo necessário pra chegarmos à temperatura que é solicitada vamos aplicar nossa equação , assim temos:
Como é a variação de energia interna e são os parâmetros do solido temos que será a energia térmica percentual do corpo durante o processo, assim temos:
Como queremos o tempo pra chegarmos até da capacidade máxima.
Sendo e , temos.
Substituindo na equação .
Aplicando o pra temos:
Passo 4
Agora para encontramos a temperatura no centro da esfera vamos usar a equação , que nos dá a temperatura em qualquer lugar da esfera, assim temos:
Passo 5
Se formos na tabela e procurarmos pelos dados do cobre, vamos encontrar:
Se fizermos o mesmo pro alumínio, temos:
Se compararmos os dois temos que
Como são propriedades diretamente ligadas a capacidade térmica se tornarmos isso em porcentagem temos
Logo o cobre é capaz de armazenar mais energia térmica que o alumínio, assim para os mesmos instantes as propriedades térmicas seriam maiores.
Isso é tudo pessoal!
Resposta
Um aumento de na energia térmica.