Uma pessoa afirma que a tensão de cisalhamento no centro de um tubo circular durante o escoamento laminar completamente desenvolvido é zero. Você concorda com isso? Explique.
Passo 1
Para saber se a tensão de cisalhamento no centro de um tubo circular durante o escoamento laminar completamente desenvolvido vale zero ou não, precisamos lembrar de duas fórmulas: a equação do perfil de velocidade de um escoamento laminar completamente desenvolvido (equação 8-17 do livro) e a equação da tensão de cisalhamento .
onde é a coordenada que mede a distância de um ponto do fluido a partir do centro do tubo, é o raio interno do tubo e é a velocidade média do fluido em uma seção transversal do tubo.
é a viscosidade do fluido e é a taxa de variação da velocidade do fluido com relação ao raio .
Essas variáveis estão ilustradas na figura abaixo.
No passo seguinte, vamos descobrir como essas duas equações podem ajudar a gente a responder a questão.
Passo 2
Saber se a tensão de cisalhamento no centro de um tubo circular durante o escoamento laminar completamente desenvolvido vale zero ou não, é a mesma coisa que saber se vale zero se vale zero. Ou seja, podemos responder a questão, deduzindo a fórmula de para escoamento laminar completamente desenvolvido e substituindo nessa fórmula. Se o resultado for zero, a afirmação da pessoa está correta!
O primeira passo para deduzir essa fórmula de é calcular a derivada .
Substituindo essa nova fórmula na fórmula de , achamos:
Pronto, temos uma fórmula para em função de .
Passo 3
A última etapa para descobrir quanto vale a tensão de cisalhamento do centro é substituir na fórmula que deduzimos.
Com esse resultado descobrimos que a tensão de cisalhamento de um escoamento laminar completamente desenvolvido vale zero. Isso quer dizer que a afirmação da pessoa estava certa!
Resposta
Sim. Segundo a equação de tensão de cisalhamento de um escoamento laminar completamente desenvolvido, o valor da tensão de cisalhamento no centro do tubo vale zero.