A placa descrita no Problema 9.14 foi usada em um experimento para determinar o coeficiente de transferência de calor por convecção natural. Em instante de tempo no qual a temperatura da placa era de , observou-se que a taxa de variação dessa temperatura era de Qual é o coeficiente de transferência de calor por convecção natural correspondente? Compare esse resultado com uma estimativa baseada em uma correlação empírica padrão.
Passo 1
Bora para mais uma questão? \o/. Aqui nós temos a temperatura instantânea e a taxa de tempo de mudança de temperatura de uma placa vertical de resfriamento em uma sala. Ilustrativamente:
A partir disso queremos encontrar o coeficiente médio de convecção livre para as condições prescritas e comparar com a correlação empírica padrão.
Passo 2
Para resolver essa questão vamos assumir: temperatura uniforme da placa, ar ambiente quieto e que os ambientes são amplos. Além disso, as propriedades da liga de alumínio 2024 foram retiradas da Tabela A.1 para . Enquanto as propriedades do ar foram retiradas da Tabela A.4 para,
A partir de um balanço de energia na placa considerando convecção livre e troca de radiação temos:
Observando que a área da placa é , resolvendo para e substituindo os valores numéricos temos:
Passo 3
Para selecionar uma correlação empírica apropriada, primeiro devemos avaliar o número de Rayleigh,
Substituindo os valores temos,
Como , o fluxo é laminar e,
Substituindo os valores,
Resposta
Temos que e pela correlação empírica padrão