Enunciado
FenTrans, MecFlu, TransCal e TransMassa - Incropera - Fundamentos de Transferência de Calor e Massa- Ed: 7º - Capítulo 9.Problemas - Ex. 47
Placas de circuitos integrados (CI) são colocadas no interior de um duto e dissipam um total de 500 W. O duto tem uma seção transversal quadrada com w = H = 150 mm e um comprimento de 0,5 m. O ar entra no duto a 25°C e 1,2 m3 /min, e o coeficiente convectivo entre o ar e as superfícies internas do duto é de hi = 50 W/(m2 · K). Toda a superfície externa do duto, que é anodizada com uma emissividade de 0,5, está exposta ao ar ambiente e a uma grande vizinhança a 25°C.
A sua tarefa é desenvolver um modelo para estimar a temperatura de saída do ar, Tm,sai , e a temperatura média da superfície do duto, Ts .
- Supondo uma temperatura na superfície de 37°C, estime o coeficiente de transferência de calor por convecção natural médio, he, na superfície externa do duto.
- Supondo uma temperatura na superfície de 37°C, estime o coeficiente de radiação linearizado médio, hrad, na superfície externa do duto.
- Efetue um balanço de energia no duto considerando a dissipação de potência elétrica nos CIs, a taxa de variação da energia do ar escoando através do duto e a taxa de transferência de calor do ar no interior do duto para a vizinhança. Expresse o último processo em termos das resistências térmicas entre a temperatura média do ar no duto, Tm , e a temperatura do ar ambiente e da vizinhança.
- Substitua os valores numéricos na expressão da parte (c) e calcule a temperatura do ar na saída, Tm,sai . Estime o valor correspondente de s. Comente os seus resultados e as hipóteses inerentes ao seu modelo
Passo 1
Fala aí! Vamos fixar nossos conhecimentos resolvendo esse probleminha? Vamos nessa!
O enunciado quer que a gente encontre a solução dessas quatro letrinhas… Então vamos nessa!
Mas antes precisaremos de dados adicionais para o nosso cálculo, vamos encontrar eles no apêndice do livro, tabela A-4, assumindo um :
Vamos as continhas então!
Passo 2
Para resolver a letra a, precisamos usar a relação:
Temos que encontrar esse três caras que não conhecemos, vamos começar com o :
E vamos encontrar o assim olha:
Precisamos encontrar esse valor de :
Beleza! Vamos achar o :
E enfim encontramos que:
Passo 3
Agora vamos achar o :
E o :
E enfim teremos:
Passo 4
Agora vamos para a letra b, precisamos achar o seguinte:
Show! Partiu letra c!
Passo 5
Para resolver essa vamos começar com um balanço de energia:
Bom, esse nosso pode ser calculado assim:
E o que é exatamente o que a letra c quer, vai ficar assim:
Não podemos esquecer que o nosso e que nossas resistências são encontradas assim:
Dessa forma, podemos simplificar ainda nossa equação para o :
Passo 6
Agora na letra d, basta a gente encontrar as temperaturas baseado nas equações anteriores, vamos ter que:
Uhul!! Conseguimos!