Enunciado
FenTrans, MecFlu, TransCal e TransMassa - Çengel - Mecânica dos Fluidos- Ed: 1º - Capítulo 10.Problemas - Ex. 33
Qual é a principal diferença entre a equação de Bernoulli permanente, incompressível para regiões irrotacionais de escoamento e a equação de Bernoulli permanente incompressível para regiões de escoamento irrotacional, mas sem viscosidade?
Passo 1
Oi pessoal, tudo bem?
A equação de Bernoulli em si é idêntica nesses dois casos, mas a “constante” para o caso de rotação, mas as regiões invíscidas do fluxo são constantes apenas ao longo das linhas de fluxo, não em todo lugar. Para regiões irrotacionais de fluxo, a mesma constante Bernoulli se mantém em todos os lugares.
Um exemplo simples é o da rotação do corpo sólido, que é rotacional, mas inviscível.
Resposta
Explicação acima.
Exercícios de Livros Relacionados
9. Considere o escoamento da água através de um pequeno furo no fundo de um grande tanque cilíndrico (Figura P10-9). O escoamento é laminar em todos os pontos. O diâmetro d do jato é muito menos do qu
Considere o mancal de bloco deslizante da Figura P10-27. O desenho não está em escala; na realidade, h«L « . Esse caso difere o do Problema 10-23 pelo fato de que aqui h ( x ) não é linear; em vez dis
De que maneira a equação de Euler é uma aproximação de uma equação de Navier-Stokes? Onde, em um campo de escoamento, a equação de Euler é uma aproximação apropriada?
Discuta por que a densidade do fluido não influencia o arrasto aerodinâmico em uma partícula movendo-se no regime de escoamento lento.