Resolva o problema 9.1 se o gás for vapor. Utilize duas aproximações: (a) um gás ideal da tabela A.4 e (b) os dados de gás real das tabelas de vapor [15].
Passo 1
E aí, galeraaaa! Tudo bem? Pra esse exercício aqui que vamos fazer juntos, eu vou redesenhar o problema 9.1 pra gente lembrar dele.
Passo 2
(a) Na tabela A-4, a gente vai pegar os valores de k = 1,33, R = 416 J/kg.K e CP = 1858 J/kg.K. Depois vamos calcular nossa velocidade V2 e variação de entropia, beleza?
Passo 3
(b) Considerando um gás real, vamos precisar calcular as entalpias do vapor em cada uma das condições dadas. Na verdade, a gente nem vai calcular. Vamos usar a tabela de vapor do livro e observar que:
Passo 4
Agora o que muda é que na equação de energia, onde tínhamos antes vamos chamar de , pois você deve sempre se lembrar que
Além disso, fica agora mais fácil ainda de calcular a variação de entropia, sabe o motivo disso? Porque é tudo tabelado hahaah
Então se você for na tabela de vapor do livro, vai ter que para 140 kPa e 260°C, o valor de entropia é 7915 J/kg.K. Por sua vez no ponto 2, nas condições dadas no enunciado, você vai obter um valor de entropia em torno de 8427 J/kg.K, logo: