Enunciado
FenTrans, MecFlu, TransCal e TransMassa - Çengel - Mecânica dos Fluidos- Ed: 1º - Capítulo 9.Problemas - Ex. 105
Simplifique a equação de Navier-Stokes o máximo possível para o caso de um líquido incompressível que está sendo acelerado como um corpo rígido em uma direção arbitrária (Fig. P9-120). A gravidade age na direção . Comece com a forma vetorial incompressível da equação de Navier-Stokes, explique como e por que alguns termos podem ser simplificados, e forneça o seu resultado final na forma de uma equação vetorial.
Passo 1
Fala galera!!
Nessa questão, queremos simplificar a equação de Navier-Stokes para o caso da figura descrita no problema. Vamos começar a resolver a partira da equação 9-60 que é a forma vetorial incompressível da equação de Navier-Stokes. Assim temos que:
Em que é o vetor de gravidade, é a pressão, é a densidade, é o vetor de velocidade.
Passo 2
Nesse problema, temos que a aceleração do material será a aceleração do corpo em movimento. Assim, podemos dizer que
Temos também que o líquido está sendo acelerado como um corpo rígido. Portanto, não há movimento relativo entre as partículas de fluido, logo o termo viscoso pode ser negligenciado. Ou seja:
Pela figura mostrada no enunciado, podemos perceber que a gravidade está atuando na direção negativa de . Assim, podemos dizer que:
Passo 3
Pelas considerações feitas no passo anterior, podemos substituir as equações (2), (3) e (4) na equação (1). Assim temos:
Portanto, temos que a equação de aceleração do corpo rígido é dada por: