Por que a temperatura da água do chuveiro muda quando a descarga do vaso sanitário é acionada? Esboce as curvas de pressão para os sistemas de suprimento de água quente e de água fria para explicar o que acontece.
Passo 1
Fala aí galera, vamos para mais um problema de mecânica dos fluidos. Para resolvermos este problema, vamos utilizar as curvas de fornecimento e as curvas do sistema para as correntes de água quente e fria, que são mostradas abaixo. O diagrama "" é o sistema de água fria e o diagrama "" é o sistema de água quente. Os valores numéricos são representativos de um sistema real. Em geral, as curvas de suprimento para as correntes de água quente e fria não são as mesmas. A diferença é causada pelos dois sistemas com diferentes comprimentos de tubo e acessórios diferentes. Cada fluxo opera na taxa de fluxo em que as curvas se cruzam. Uma divisão de fluxo igual é realizada ajustando as válvulas do chuveiro para variar suas resistências.
A descarga do vaso sanitário aumenta temporariamente a vazão de água fria no banheiro. Isso reduz a pressão do suprimento de água fria que chega ao chuveiro. As curvas do sistema não mudam porque as configurações da válvula permanecem as mesmas. Portanto, a vazão da água fria deve diminuir para corresponder novamente às curvas de fornecimento e sistema (diagrama "c"). Quando a vazão da água fria diminui, a temperatura do chuveiro aumenta, como testemunha a expeirência. Para , temos:
E para , temos:
Por fim, para , temos: