Enunciado
FenTrans, MecFlu, TransCal e TransMassa - Çengel - Transferência de Calor- Ed: 4º - Capítulo 4.Problemas - Ex. 14
A temperatura do fluxo de gás deve ser medida por termopar cuja junção pode ser aproximada como sendo esfera de de diâmetro. As propriedades de junção são , e , e coeficiente de transferência de calor entre o gás e a junção é . Determine o tempo necessário para o termopar ler da diferença inicial de temperatura.
Passo 1
Dados fornecidos:
Diâmetro da esfera é .
Condutividade térmica é .
Densidade é .
Calor específico é .
Coeficiente de transferência de calor é .
Passo 2
Fala galera!!
Aqui nos podemos começar calculando o comprimento característico da esfera para usar no calculo do número de Biot. Assim temos:
Aqui, a área de superfície de esfera é , o volume da esfera é e o diâmetro da esfera é de . É bom lembrar que a área da superfície não é a área da seção transversal.
Agora é só substituir por .
Passo 3
Com o comprimento característico da esfera, podemos calcular o número Biot da esfera, assim, podemos verificar se podemos usar a analise de sistema aglomerado.
Aqui, o coeficiente de transferência de calor por convecção é e condutividade térmica é . Substituindo pelos dados fornecidos temos:
Como , podemos prosseguir com os cálculos.
Passo 4
Podemos considerar a relação entre as temperaturas, de modo que a leitura da temperatura seja da diferença inicial.
Aqui, a temperatura inicial é , a temperatura ambiente é , a temperatura desejada é , a diferença inicial de temperatura é , a diferença final de temperatura é .
Podemos determinar o tempo necessário para a esfera atingir a temperatura desejada com a seguinte formula:
Onde
Substituindo temos:
Aqui, o tempo necessário é , a densidade é e o calor específico é . Agora, substituímos os dados pelos valores fornecidos e encontrados.
Portanto, o tempo necessário para medir a temperatura é .