Enunciado
FenTrans, MecFlu, TransCal e TransMassa - Çengel - Transferência de Calor- Ed: 4º - Capítulo 4.Problemas - Ex. 74
A temperatura do solo nas camadas superiores varia em condições atmosféricas. Antes de uma frente fria chegar, ao solo no local está a uma temperatura uniforme de . Em seguida, a área é submetida a uma temperatura de e a ventos fortes que resultam em um coeficiente de transferência de calor por convecção de na superfície, por um período de horas. Considerando que as propriedades do solo no local são e , determine a temperatura do solo para as distâncias de e a partir da sua superfície, no final do período de horas.
Passo 1
Vamos lá pessoal! A primeira coisa a se fazer é assumir hipóteses. Nessa questão temos como assumir que:
- A temperatura no solo é afetada pelas condições atmosféricas em apenas uma superfície e, portanto, o solo pode ser considerado como um meio semi-infinito com uma temperatura superficial especificada.
- O solo possui propriedades térmicas constantes. Isso quer dizer que e são constantes.
- O coeficiente de transferência de calor é constante e uniforme em toda a superfície sendo ele .
Passo 2
Agora vamos para a análise do problema! Como dito no enunciado, a temperatura do solo nas camadas superiores varia dependendo das condições atmosféricas com um coeficiente de transferência de calor especificado na superfície do sólido, ou seja, em . Por conta disso, a distribuição de temperatura em regime transiente unidimensional no solo pode ser determinada pela equação abaixo:
Passo 3
Sabemos, do enunciado, que a área do solo é submetida a uma temperatura de e a ventos fortes por um período de horas, ou seja, . Com isso, podemos calcular os seguintes valores:
Concluímos então que o último termo na relação de distribuição de temperatura acima deve ser zero, ou seja, , independentemente de x! Podemos dizer isso pois, da tabela 4-4, quando . Como e , temos que, com certeza, .
Uma pequena observação é válida: o termo deve permanecer inferior a para ter soluções fisicamente significativas.
Portanto,
Passo 4
Sabendo disso, a distribuição de temperatura em regime transiente unidimensional no solo pode ser simplificada e escrita como:
Como estamos buscando determinar a temperatura do solo podemos reescrever a equação acima:
Passo 5
Finalmente vamos para os cálculos, pessoal! As temperaturas a ede profundidade da superfície do solo são:
- Substituindo na equação e , temos:
- Substituindo na equação e , temos:
- Substituindo na equação e , temos:
- Substituindo na equação e , temos:
Da tabela 4-4, temos que , portanto:
Da tabela 4-4, temos que , portanto:
Da tabela 4-4, temos que , portanto:
Da tabela 4-4, temos que , portanto:
Resposta
Portanto, a temperatura do solo para as distâncias de e a partir da sua superfície, no final do período de horas é respectivamente: