Força eletromotriz

Ver Todos os Exercícios

Teoria

A força eletromotriz (fem) representa o trabalho realizado pelo movimento de cada carga em um circuito.

O que é Força Eletromotriz?

Apesar do nome, a Força Eletromotriz NÃO é uma força. Na verdade, a fem é uma diferença de potencial (uma ”voltagem”).

A força eletromotriz pode ser compreendida como a quantidade de trabalho que uma fonte (como um gerador, por exemplo) realiza para que uma carga seja transportada de um ponto a outro em um circuito.

A fem pode ser calculada pela seguinte fórmula:

Onde:

  • é a força eletromotriz, em volts ;
  • é o trabalho realizado pela fonte, em Joule ;
  • é carga que percorre o circuito em coulomb .

Podemos escrever a fórmula da força eletromotriz na sua forma diferencial:

Onde e são as variações infinitesimais de trabalho realizado pelo gerador e carga que percorre o circuito elétrico.

Entendendo a Força Eletromotriz na Prática

Pra ficar claro o que é a força eletromotriz na prática, vamos dar uma olhada no circuito simples abaixo:

Circuito simples
Circuito simples

Nesse circuito nós temos uma fonte de energia (bateria, pilha, etc…), e a função dela é manter uma diferença de potencial entre o lado positivo e o lado negativo.

Então imagine comigo! Uma carga positiva sai do terminal positivo da fonte de fem para percorrer o circuito, quando a carga passa por um resistor ela “gasta” o potencial que ela tinha, dá a volta e chega no terminal negativo da fonte de fem.

É aí que está a mágica da fonte... ela realiza um trabalho sobre essa carga positiva para que ela passe do terminal negativo para o terminal positivo da fonte e recomece o ciclo.

Fonte Ideal

Uma fonte ideal não possui nenhuma resistência no seu interior. Assim, a diferença de potencial entre os seus terminais é igual à força eletromotriz.

Fonte ideal
Fonte ideal

Fonte Real

Uma fonte real possui uma resistência interna que, mesmo sendo geralmente pequena, atrapalha o movimento das cargas. Assim, a diferença de potencial entre os terminais da fonte será menor que a força eletromotriz.

Fonte real
Fonte real

Então podemos dizer que:

Vídeo aula- Força Eletromotriz

Ficou com alguma dúvida sobre Força Eletromotriz? Confere então essa vídeo aula super completa que o Responde Aí preparou pra você!

Agora, confere aqui em baixo que temos um monte de exercícios pra você praticar 👇

Fonte Ideal

Fonte Real

Vídeo aula- Força Eletromotriz

Exercícios Resolvidos

Exercício Resolvido #1

Uma certa bateria de automóvel com uma força eletromotriz de 12,0 V tem uma carga inicial de 120 A . h . Supondo que a diferença de potencial entre os terminais permanece constante até a bateria se descarregar totalmente, durante quantas horas a bateria é capaz de fornecer uma potência de 100 W ?

Passo 1

Bem, galera! Vamos ver quais as informações que ele nos deu.

Primeiro ele fala em força eletromotriz, ε = 12,0 V , fala da carga Q = 120 A . h e em potência P = 100 W .

Passo 2

Queremos retirar um bocado de cargas de uma bateria e pra fazer isso vamos realizar um trabalho W que pode ser calculado por:

W = q . ε

Mas também dá pra relacionar o trabalho com a potência e o tempo, certo? Assim:

W Δ t = P

Substituindo, teremos:

q . ε Δ t = P  

Isolando o tempo,vai ficar:

Δ t = q . ε P = 120 A . h . 12 V 100 W = 14,4 h

Resposta

Δ t = 14,4 h

Exercício Resolvido #2

Uma corrente de 5 A é estabelecida de um circuito durante 6 m i n por uma bateria recarregável com uma força eletromotriz de 6 V . Qual é a redução da energia química da bateria?

Passo 1

Calma! Não se assusta, haha!

Quando ele fala redução de energia química ele quer saber quanto de energia foi armazenada dentro da bateria nesse carregamento, que é igual ao trabalho pra levar essas cargas pra essa bateria.

Temos corrente, tempo e força eletromotriz. Como relacionar com o trabalho?

Passo 2

Fácil!

W = q . ε

Mas pera! Não sabemos q , certo? Errado!

Pela definição de corrente, a gente tem:

I = q Δ t

q = I . Δ t

Assim o trabalho vai ser calculado por:

W = I . Δ t . ε

Passo 3

Temos que lembrar que pra calcular energia em Joule o tempo tem que ser em segundo. Assim, vamos ter:

6 m i n = 6.60 s = 360 s

Substituindo agora tudo que a gente tem na fórmula, vamos ter:

W = 5 . 360 . 6 = 10800 J

Resposta

W = 10800 J

Exercício Resolvido #3

Um receptor do sistema de posicionamento global (GPS) opera com uma bateria de 9,0   V e consome uma corrente elétrica de 0,13   A . Qual é a energia elétrica que ele consome durante uma hora e meia?

Passo 1

A primeira coisa a se fazer aqui é identificar a situação que a gente tem e conectá-la com os dados do problema. Como assim? Vamos lá...Fica ligado... ;-)

Bom, mostramos para você durante a teoria, que a função de uma fonte, uma bateria como no caso que a gente tem aqui no exercício, é fornecer uma energia para que as cargas possam ficar fluindo no interior de um circuito fechado, blz? Essa corrente “alimenta” os aparelhos elétricos que estão ligados no circuito e faz com que eles funcionem.

No caso aqui, quem vai utilizar essa energia que vai ser transmitida pela bateria através da corrente vai ser o GPS, tranquilo? Se não tivesse essa bateria ligada no GPS ele não funcionaria...

Uma vez que vimos essa ideia, vamos fazer algumas continhas para dar valores para essa energia que passa pelo GPS. Segue comigo...

Passo 2

Você também viu que a quantidade que nos dá a energia por unidade de tempo é a potência. No caso da nossa fonte do exercício, temos o seguinte:

P = E n e r g i a U n i d a d e   d e   t e m p o = V I = 9   × 0,13 = 1,17   W

sendo que a unidade de potência W a t t s = W = J o u l e / s e g u n d o . Lembra que J o u l e é unidade de medida para E n e r g i a , OK? Isso significa que a bateria à qual o GPS está ligado fornece uma energia de 1,17   J o u l e a cada 1   s e g u n d o de funcionamento, sacô? Essa é a energia que é consumida pelo GPS a cada segundo que está em funcionamento, isso, claro, se nenhuma energia é perdida no meio caminho...

Passo 3

Para fechar, se o GPS consome uma energia de 1,17   J o u l e a cada segundo que ele está em funcionamento, em um tempo de Δ t = 1,5   h = 1,5 × 3600   s = 5400   s , o GPS consome uma energia elétrica total E t o t a l de

E t o t a l = 1,17 J s ×   5400   s = 6318   J .

Resposta

Energia total consumida pelo GPS:

E t o t a l   = 6318   J .

Exercício Resolvido #4

Considere o circuito elétrico da figura abaixo. Uma bateria de ε = 24,0   V fica submetida à uma diferença de potencial V a b = 21,2   V entre os pontos a e b quando é atravessada por uma corrente I . Com isso, calcule:

  1. A resistência interna r da bateria;
  2. A resistência R do resistor do circuito.

Passo 1

Antes de começar a resolver o exercício, dá uma olhada com carinho no enunciado e na figura acima e repara que a gente tem uma bateria que tem uma resistência interna r , representada com um retângulo pontilhado em azul na figura. Ou seja, essa bateria é um tipo de fonte que a gente chamou lá na teoria de baterias (ou fontes) reais, lembrou?

A gente viu que a função da bateria é fornecer uma energia por unidade de carga ε para que a corrente fique caminhando num circuito fechado. No entanto, se dentro dessa bateria houver uma resistência interna r , nem toda a energia por unidade de carga ε pode ser fornecida para a resistência R , pois parte da energia é dissipada na resistência interna r da própria bateria.

Mas, então, qual a energia por unidade de carga realmente fornecida para R ? Já conversamos sobre isso lá no teoria e vimos que essa energia por carga é dada por

V a b = ε - r I = R I .

Tranquilo??

Passo 2

a) Agora, a gente mata fácil esse item, quer ver?

O enunciado disse que, quando a corrente de I = 4,0   A passa dentro da fonte, a gente tem uma diferença de potencial V a b = 21,2   V entre os terminais a e b da bateria e que a bateria tem uma fem de ε = 24,0   V ! É importante você notar que V a b < ε e quem é a grande culpada por essa diminuição é a resistência interna r !!!

Da expressão do final do Passo 1, a resistência interna é, então, igual a:

r = ε - V a b I = 24 - 21,2 4 = 0,7   Ω .

Passo 3

b) Como temos uma bateria com resistência interna r , sabemos que a energia por unidade de carga realmente fornecida ao resistor R é V a b = 21,2   V . Por isso, como a corrente que passa por R é I = 4,0   A , temos que

V a b = R I ⇒ R = V a b I = 21,2 4 = 5,3   Ω .

Então, fica ligado, sempre que aparecer uma fonte real, a gente sabe que a energia por unidade de carga V a b que essa fonte realmente fornece para o restante do circuito ligado nela é sempre menor que do que ε , porque há uma energia dissipada no resistor r dentro da própria bateria!!!

Tranquilo ou não?

Resposta

  1. r = 0,7   Ω ;
  2. R = 5,3   Ω .

Exercício Resolvido #5

Uma lanterna comum possui duas pilhas, cada uma delas com uma fem ε = 1,5   V , conectadas em série com uma lâmpada com resistência R = 17   Ω .

  1. Desprezando a resistência interna da pilha, qual é a potência fornecida para a lâmpada?
  2. Se a pilha se descarrega em 5,0   h , qual é a energia total fornecida para a lâmpada?

Passo 1

Para a gente resolver esse exercício, precisamos lembrar que a função que as pilhas exercem, como você já sabe lá do controle remoto da TV da sua casa, é fornecer energia para um circuito que faz o controle funcionar. No caso da lâmpada da lanterna é a mesma coisa: ela recebe uma energia, que é transportada pela corrente, que é utilizada para o seu funcionamento.

Então, a gente pode representar as duas pilhas ligadas em série com a lâmpada como seguinte circuito elétrico:

No caso da figura acima, as pilhas, ou baterias, não possuem resistência interna total r t o t a l = 0 , a energia por unidade de carga, a fem ε , que cada uma delas fornece é de ε = 1,5   V e a resistência da lâmpada é R = 17   Ω . A corrente I está no sentido anti-horário, como indicado em vermelho na figura acima.

Passo 2

a) Já que as duas pilhas juntas possuem uma fem total de ε t o t a l = 3,0   V , precisamos apenas encontrar a qual é a corrente que percorre o circuito fechado acima, pois a potência fornecida pelas pilhas é escrita como

P F o r n e c i d a = ε t o t a l I = 3,0   ×   I .  

Bom, na figura, supomos que a corrente I circula no sentido anti-horário, como a gente mostrou lá. Do ponto a para o ponto b , temos dois aumentos de potencial, resultando em +   3,0   V , já que nesse sentido, estamos indo do pólo para o pólo + através das duas baterias. Confere? Dá uma checada nisso lá na figura.

Agora, quando a corrente I passa pelo resistor R da lâmpada, ocorre uma queda de potencial igual a - I R . Quando a corrente volta para o ponto a lá da figura, a soma das diferenças de potencial tem que ser igual a ZERO.

O que eu tô querendo te dizer para você com esses dois parágrafos anteriores é o seguinte:

ε t o t a l - R I = + 3,0 - 17 × I = 0 ⇒ I = 3,0 17 = 0,177   A .

Fechou agora, né? Colocando esse valor da corrente dentro de P F o r n e c i d a , a gente encontra

P F o r n e c i d a = 3,0   ×   0,177 = 0,531   W .

Daí você me pergunta: “O que significa esse valor?” Daí eu te respondo o seguinte: “Que bom que você está atento e perguntou, já estava esperando essa pergunta ….” Rsrs. E te digo: “ significa que 0,531 Joules de energia a cada segundo são fornecidos pelas pilhas para a lâmpada”. Sabendo disso, partamos para o próximo item…

Passo 3

  1. Como as pilhas fornecem 0,531   W = 0,531   J o u l e s / s para a lâmpada, a energia total das pilhas que vai embora em t = 5,0   h = ( 5 × 3600 )   s é:

E t o t a l = 0,531 J s   ×   5 × 3600   s = 9558   J .

Essa é a energia total perdida pelas pilhas. \0/

Resposta

  1. P F o r n e c i d a = 0,531   W ;
  2. E T o t a l = 9558   J .

Exercício Resolvido #6

Um aquecedor elétrico de 540   W é projetado para operar em um circuito em que está submetido à uma diferença de potencial de 120   V . Baseado nisso,

  1. Qual é a resistência do aquecedor?
  2. Que corrente elétrica ele consome?
  3. Se a resistência do aquecedor permanece constante e a voltagem através dele cai para 110   V , qual é a potência que o aquecedor consome?

Passo 1

Primeiro, a ideia aqui é que esse aparelho elétrico, o aquecedor, recebe uma corrente elétrica da voltagem de 120   V e, como tem uma resistência interna R , ele dissipa energia por efeito Joule. Ou seja, o seu resistor é aquecido pela passagem da corrente e o calor que sai dele é jogado para fora aquecendo as redondezas dele. No caso de um chuveiro, a gente sabe que esse calor é passado para a água, aquecendo-a.

A quantidade de energia que o aquecedor joga para fora da resistência é 540 J s = 540   W , isto é, joga 540   J de energia para fora a cada segundo.

Passo 2

a) Uma vez que a gente discutiu um pouquinho da física por detrás do enunciado, vamos aplicar o que vimos para descobrir qual resistência o aquecedor tem.

A potência do aquecedor pode ser escrita como

P a q u e c e d o r = V 2 R ⇒ R = V 2 P a q u e c e d o r = 120 2 540 = 26,7   Ω .

Passo 3

b) Por outro lado, a potência que o aquecedor recebe da fonte pode também ser escrita como

P a q u e c e d o r = V I ⇒ I = P a q u e c e d o r V = 540 120 = 4,5   A ,

que permite obter a corrente que o aquecedor consome da fonte de 120   V .

Passo 4

c) Se a nova voltagem é V n o v a = 110   V e a potência é dada por P a q u e c e d o r = V 2 R , nessa situação menos energia será consumida por unidade de tempo pelo aquecedor. Por isso, a gente vai ter o seguinte:

P a q u e c e d o r = V n o v a 2 R = 110 2 26,7 = 453   W < 540   W ,

mostrando mesmo que a potência agora é menor que antes.

Resposta

  1. R = 26,7   Ω ;
  2. I = 4,5   A ;
  3. P a q u e c e d o r = 453   W .

Exercícios de Livros Relacionados

Uma lâmpada fluorescente compacta custa aproximadamente R $10,00 e tem um tempo de vida típico de 10.000h . A lâmpada usa 20W de potência, mas produz iluminação equivalente à de uma lâmpada incandesce
Uma bateria com fem de 6,0V e resistência interna de 0,30Ω é conectada a um resistor variável com resistência R . Determine a corrente e a potência fornecida pela bateria quando R é (a) 0 , (b) 5,0Ω ,
Uma aquecedor de 1,00k W é projetado para operar a 240V . (a) Qual é a resistência do aquecedor e qual é a corrente nos fios que fornecem potência para o aquecedor. (b) Qual é a potência fornecida ao
A corrente medida em um circuito na casa do seu tio é 12,5A . Neste circuito, o único equipamento que está ligado é um aquecedor de ambiente que está sendo utilizado para aquecer o banheiro. Um par de
Os grandes eletroímãs convencionais utilizam o arrefecimento de água para evitar o aquecimento excessivo das bobinas magnéticas. Um grande eletroímã de laboratório transporta uma corrente igual a 100A