10.5P Uma esfera sólida, uma esfera oca, um cilindro e um anel rolam a partir do topo de uma rampa, saindo do repouso. A) Qual desses objetos chegará primeiro ao fim da rampa? B) Qual deles terá maior percentual de sua energia cinética associado à rotação?
Passo 1
Show de bola pessoal, como queremos saber quem chegou no final da rampa primeiro, podemos pensar que todos os objetos percorrem a mesma distância na rampa, logo quem fizer no menor tempo será o vencedor, só que essa relação de variação da distância pela variação do tempo é uma conhecidíssima nossa, a velocidade:
Portanto se descobrirmos qual dos objetos chegou com a maior velocidade, vamos estar descobrindo qual deles levou menos tempo, portanto ele será o nosso ganhador. Resumindo, precisamos encontrar qual dos objetos possui maior velocidade final.
Passo 2
E pra isso podemos usar a conservação da energia mecânica, vamos estabelecer um caso geral em que o corpo está a uma altura , possui massa , raio e um momento de inércia , dessa maneira teremos que:
Onde é a velocidade angular, que pode ser relacionada com a velocidade linear através da igualdade , tal que:
Portanto isolando a velocidade final , teremos que:
Irado, então quer dizer que a velocidade final depende, sobretudo, do momento de inércia do corpo que estaria rolando.
Passo 3
Nesse caso, temos uma esfera sólida, uma esfera oca, um cilindro e um anel, seus momentos de inércia são:
E o legal aqui é que todos eles são múltiplos de , tal que , logo nossa velocidade pode ser reescrita como:
Ou seja, o objeto que possuir a menor constante no seu momento inércia, fará com que a velocidade a maior. Quanto maior o , menor a velocidade. Dessa maneira, o corpo que atingi o final da rampa mais rápido é aquele que possui o menor , dentre os nossos objetos temos:
Logo, o primeiro a chegar é a esfera sólida que possui o menor , seguida do cilindro, seguida pela esfera oca, e por último o anel.
Passo 4
Agora na letra (B) queremos descobrir qual desses objetos chega com maior energia cinética de rotação, e pra isso podemos lembrar da nossa conservação da energia, que montamos no Passo 1:
Logo a energia cinética de rotação de cada corpo será dada por:
Como a energia potencial gravitacional é igual para todos os objetos, a única coisa que está variando nessa equação é a velocidade final de cada corpo. Portanto, quanto maior a velocidade final do objeto, menor será o resultado da equação e por consequência, menor será a energia cinética rotação , dessa forma, o corpo que possui maior energia cinética de rotação é aquele que possui menor velocidade final. E como vimos no item anterior:
Portanto o anel é aquele possui menor velocidade final e por consequência, possui maior energia cinética de rotação.
Resposta
- Esfera sólida
- Anel