Enunciado
Física - Física para Cientistas e Engenheiros - Mecânica, Oscilações e Ondas, Termodinâmica: Volume 1 - 6ª Edição - Mosca, Tripler- Ed: 6º - Capítulo R.1 - Ex. 11
11. Muitos núcleos atômicos são instáveis; por exemplo o , um isótopo do carbono possui uma meia-vida de anos. (Por definição, a “meia-vida” é o tempo que leva para um número qualquer de partículas instáveis decair à metade). Este fato é usado extensivamente em datação arqueológica e biológica de objetos antigos. Esses núcleos instáveis decaem em vários produtos, cada um com energia cinética significativa. O que, do que segue é verdadeiro? Explique sua resposta.
(a) A massa do núcleo instável é maior do que a soma das massas dos produtos do decaimento.
(b) A massa do núcleo instável é menor do que a soma das massas dos produtos do decaimento.
(b) A massa do núcleo instável é a mesma que a soma das massas dos produtos do decaimento.
Passo 1
Bom! Dessa questão, o que temos que fazer é analisar a relação entre a energia cinética e a energia de massa. Então, baseado nisso, temos que como a massa dos produtos do decaimento é convertida na energia cinética dos fragmentos, a massa do núcleo instável é maior que a soma das massas dos produtos resultantes do decaimento. Logo, encontramos que a alternativa (a) está correta.
Resposta
A letra (a) é a alternativa correta