Enunciado

15. Duas bolas de argila, de massas conhecidas, são suspensas em um teto por meio de molas sem massa e de mesmo comprimento. Elas mal se tocam quando ficam suspensas em repouso. Uma delas é puxada para trás até que o barbante forme 45 ° e, depois, é liberada. Ela descreve um arco para baixo e colide com a segunda bola, e as duas se grudam. Para determinar até que ângulo as bolas oscilarão no lado oposto, você deve invocar ( a ) a conservação do momentum,

( b ) a conservação da energia mecânica, ( c ) ambos os princípios ou ( d ) nenhum dos princípios? Explique.

Passo 1

Fala aí, pronto para mais uma?

Então, saber qual a alternativa certa desse problema teremos que avaliar nossa situação passo a passo como se quiséssemos encontrar o ângulo que as bolas de argila fazem depois da colisão.

Teremos que ver cada parâmetro necessário para achar esse ângulo. Vamos lá então.

Passo 2

Primeiro, sabemos que quando as bolas atingem esse ângulo, elas tem uma velocidade nula, então precisaríamos da velocidade inicial logo depois da colisão dessas bolas.

Para encontrar essa velocidade inicial podemos usar o fato que elas sofrem uma colisão inelástica então o momento é conservado. Chamando as bolas de A e B , temos:

m A + m B v = m A v A + m B v B

Uma das bolas antes da colisão tinha uma velocidade nula já que estava em repouso e a outra foi puxada de um ângulo de 45 ° e solta, para achar essa velocidade teríamos que fazer a conservação de energia mecânica.

Onde inicialmente teríamos apenas energia potencial e no final apenas energia cinética. Com isso achamos a velocidade da outra bola antes da colisão.

Passo 3

Então poderíamos encontrar a velocidade logo depoi8s da colisão como falei no passo anterior. Tendo essa velocidade podemos fazer a conservação de energia do corpo m A + m B para achar o ângulo que essas bolas chegam.

Onde a situação inicial seria logo depois da colisão e a situação final seria quando elas atingem o ângulo que queremos descobrir.

E assim encontraríamos o ângulo.

Passo 4

Como você pode ver, nós usamos tanto a conservação de momento quanto a conservação de energia mecânica, então a resposta para o problema é o item ( c ) .

Resposta

Item ( c )

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Uma atiradeira lança verticalmente um seixo de 10 g até uma altura de 22,0 m. a) Qual é a energia potencial elástica armazenada nas tiras de borracha da atiradeira? b) Qual seria a altura atingida por
Uma força de 720 N estica uma certa mola até uma distância de 0,150 m. Qual é a energia potencial da mola quando uma massa de 60,0 kg está pendurada verticalmente nessa mola?
Considere o cavaleiro do Exemplo 7.8(Seção 7.3) e a Figura 712. Como no exemplo, o cavaleiro é libertado a partir do repouso quando a mola está esticada em 0,100 m. Qual é o deslocamento x do cavaleir
Para o elevador do Exemplo 7.11 (Seção 7.3), qual era a velocidade do elevador quando ele desceu 1,00 m a partir do ponto 1 da FIgura 713? b) Quando o elevador desceu 1,00 m a partir do ponto 1 da Fig
Um queijo de 1,20 kg é colocado sobre uma mola de massa desprezível e constante k = 1800 N/m que está comprimida 15,0 cm. Até que altura acima da posição inicial o queijo se eleva quando a mola é libe