Uma atiradeira lança verticalmente um seixo de 10 g até uma altura de 22,0 m. a) Qual é a energia potencial elástica armazenada nas tiras de borracha da atiradeira? b) Qual seria a altura atingida por um seixo de 25 g lançado pela atiradeira supondo esta mesma energia potencial elástica armazenada? c) Quais são os efeitos físicos que você está desprezando ao resolver este problema?
Passo 1
Beleza pessoal?! Espero que esteja tudo bem com meu os herdeiros de Newton. Vamos dar início a mais uma resolução com o padrão de qualidade do Responde aí, então pegue seu lápis, caderno e café e vamos nessa!!!
(a) Primeiramente, calculamos a energia potencial gravitacional da pedra naquela altura 22.0 m, sabendo que a energia potencial gravitacional energia potencial gravitacional é dada pela eq (7.2):
Assim, substituindo pela massa da pedra m=10 e sua altura y=22.0 m, obtemos:
Como não há outras forças além da ação gravitacional sobre a pedra em sua ascensão, então, da conservação da energia da conservação da energia, temos:
Mas a energia cinética da pedra em sua altura é K2=0, e tomando o nível em que a pedra foi lançada como sendo a energia potencial zero y1=0, obtemos:
Esta é a energia cinética com que o estilingue atira a pedra.
Agora, aplicando a conservação da energia à pedra quando ela está no estilingue, temos:
Passo 2
(b) Como podemos ver na parte (a), a energia potencial armazenada no estilingue é igual à energia potencial gravitacional da pedra em sua altura, então temos:
Usando a mesma energia potencial U1=2.156, uma pedra de massa m=25 g = 0,025 kg pode atingir uma altura:
(c) Aqui, assumimos que o estilingue é uma mola perfeita ignorando sua deformação, também ignoramos a resistência do ar.
Resposta
Ver o desenvolvimento