Enunciado
Física - Curso de Física Básica - Mecânica Volume 1 - 5ª Edição - Herch Moysés Nussenzveig- Ed: 5º - Capítulo 10.Problemas - Ex. 1
Em , a nave espacial Apolo foi colocada numa órbita circular em torno da Lua, a uma altitude de acima da superfície. O período observado dessa orbita foi de . Sabendo que o raio da Lua é de , utilize esses dados para calcular a massa da Lua.
Passo 1
Bora lá galera! Bem, vamos imaginar a situação no plano. Lua esférica, órbita circular, etc. Considerando então como o raio da lua e a altura de órbita acima da superfície, no plano, temos o seguinte:
A distância então de Apolo até o centro da lua é de:
Portanto, podemos reduzir o problema a um movimento circular de raior igual a , conforme a figura abaixo:
E vamos partir daqui, beleza?
Passo 2
Galera, a questão pede a massa da lua! Bom, se considerarmos todas as forças atuando vemos que na verdade, a única que atua é a centrípeta:
Só que veja bem, essa é uma questão sobre órbitas! Então existe uma força gravitacional também a se considerar:
A verdade é que essas forças vão ser iguais! Então vamos ter:
Isolando a massa da lua, que é o que queremos encontrar:
Substituindo o que sabemos:
E agora vamos conversar sobre como achar a velocidade
Passo 3
Vamos olhar pro dado do enunciado que a gente não usou ainda: “O período observado dessa orbita foi de .”. Sendo uma órbita o mesmo que uma volta inteira no círculo, podemos dizer que a velocidade é o número de voltas sobre o tempo:
Só que bem, essa unidade de medida ta meio ruim. Vamos por ela no . Como uma volta inteira, em metros, seria o equivalente ao tamanho da circunferência de órbita, substituímos por:
E no , devemos usar segundos! Vamos ter então:
Como em um minuto temos segundos:
E tai! A velocidade em é:
Substituindo na fórmula da massa da lua que achamos no passo anterior: