Enunciado

Em 1990, Walter Arfeuille, da Bélgica, levantou um corpo de 281,5   k g por uma distância de 17,1   c m usando apenas os dentes.

  1. Quanto trabalho foi realizado sobre o corpo por Arfeuille nesse levantamento considerando que o corpo foi levantado com velocidade escalar constante?
  2. Que força total foi exercida sobre os dentes de Arfeuille durante o levantamento?

Passo 1

E aiii gente, tudo bom com vocês?

Vamos fazer mais uma questãozinha aqui?

Vem comigo!

Letra a:

O trabalho realizado por uma força constante é dado por:

W = Fdcos ⁡ θ

Onde θ é o ângulo entre a força e o deslocamento do objeto. Neste caso, F = - m g   e   θ = 180 ∘ , e isso nos dá:

W = 281.5 k g 9.80 m s 2 17.1 c m 1 m 10 2 c m = 472 J

Passo 2

Letra b:

Se o objeto se moveu para cima a uma velocidade constante, a força resultante atuando nele era zero. Portanto, a magnitude da força para cima aplicada pelo levantador deve ter sido igual ao peso do objeto:

F = m g = 281.5 k g 9.80 m s 2 = 2.76 × 10 3 N = 2.76 k N

Resposta

  1. 472 J
  2. 2.76 k N
Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Qual é o trabalho realizado por uma força F → = 2 xN i ^ + 3N j ^ , com x em metros, ao deslocar uma partícula de uma posição r → i = 2m i ^ + 3m j ^ para uma posição r → j = - 4m i ^ - 3m j ^ ?
Para puxar um engradado de 50k g sobre um piso horizontal sem atrito, um operário aplica uma força de 210N que faz um ângulo de 20 ° para cima com a horizontal. Em um deslocamento de 3,0m , qual é o t
Uma partícula que se move em linha reta sofre um deslocamento retilíneo d → = 8m i ^ + c j ^ sob a ação de uma força F → = 2N i ^ - 4N j ^ . (Outras forças também agem sobre a partícula.) Qual é o val
Quando uma força constante atua paralelamente ao deslocamento, como podemos dobrar o trabalho realizado por uma força que se reduza à metade de seu valor?
Um elevador é suspenso pelos cabos mantendo velocidade constante. O trabalho total realizado sobre o elevador é positivo, negativo ou nulo? Explique.