Para puxar um engradado de 50   k g sobre um piso horizontal sem atrito, um operário aplica uma força de 210   N que faz um ângulo de 20 ° para cima com a horizontal. Em um deslocamento de 3,0   m , qual é o trabalho realizado sobre o engradado (a) pela força do operário, (b) pela força gravitacional e (c) pela força normal do piso? (d) Qual é o trabalho total realizado sobre o engradado?

Passo 1

Oi, galerinha! Tudo bom? Nessa questão devemos perceber que somente três forças agem sobre a caixa, a força do operário, a força peso e a força normal.

Como todas elas são forças constantes, podemos usar a seguinte relação para calcular o trabalho:

W = F → ∙ d → = F   d cos ⁡ ϕ       e q . 1

Lembrando que para determinar o trabalho total, podemos usar essa fórmula individualmente para cada força e depois somar todos os trabalhos.

Passo 2

  1. Para determinar o trabalho da força que o operário faz sobre caixa, usaremos a e q . 1 :

W F = 210 × 3 × cos ⁡ 20 ° = 592   J

Passo 3

b-c) Bora resolver a b e c juntas! Repara que como o deslocamento ocorre na horizontal e, a força normal e o peso agem na vertical, elas são perpendiculares ao deslocamento.

Portanto, o ângulo entre elas e o deslocamento é ϕ = 90 ° e o cosseno de 90 ° é nulo. Assim:

W N = W P = 0

Passo 4

d) Com o trabalho realizado por cada força calculado, podemos determinar o trabalho total:

W t o t a l = W N + W P + W F = 0 + 0 + 592 = 592   J

Resposta

  1. W F = 592   J ;
  2. W P = 0 ;
  3. W N = 0 ;
  4. W t o t a l = 592   J .
Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Uma merendeira de 2,0k g escorrega em uma superfície sem atrito no sentido positivo de um eixo x . A partir do instante t = 0 , um vento constante aplica uma força à merendeira no sentido negativo do
Na Fig. 7-47a, uma força de 2,0N , que faz um ângulo θ para baixo e para a direita com a horizontal, é aplicada a um bloco de 4,0k g enquanto o bloco desliza 1,0m para a dieita em um piso horizontal s
A magnitude de uma força única atuando sobre uma partícula de massa m é dada por F = b x 2 , onde b é uma constante. A partícula parte do repouso. Após viajar uma distância L , determine (a) sua energ
Dois cavalos puxam um grande caixote sobre o chão do celeiro, com uma rapidez constante, através de dois cabos de aço leves. Uma grande caixa de 250 kg de massa está dentro do caixote (figura abaixo).
Repita o Problema 68 (a) para a força F s mostrada na figura abaixo. (b) Se o corpo parte da origem, movendo-se para a direita com cinética de 25,0 J, qual é sua energia cinética em x = 4,00 m?