Um elevador é suspenso pelos cabos mantendo velocidade constante. O trabalho total realizado sobre o elevador é positivo, negativo ou nulo? Explique.

Passo 1

Fala aí, pessoal! Nesta questão o primeiro passo é lembrarmos da equação do trabalho:

W   =   F ⋅ Δ s ⋅ c o s θ

Onde θ é o ângulo entre o vetor Força e o vetor Deslocamento, nesse caso o ângulo entre eles será:

θ   =   0 °

Logo,

c o s θ   =   1

Portanto a equação do trabalho para esse caso será:

W   =   F ⋅ Δ s

Passo 2

Até aí, tudo tranquilo? Então, agora o próximo passo é encontrar o valor de F para que possamos resolver essa equação. E faremos isso a partir da 2ª Lei de Newton:

F   =   m ⋅ a

Lembramos que no enunciado é dito que a velocidade do elevador se mantém constante, isso implica dizer que não há aceleração agindo sobre esse movimento, isso porque:

a   =   Δ v Δ t

Se a velocidade não varia ao longo do tempo, então:

a   =   0

Dessa forma, ao substituirmos o valor da aceleração na equação acima encontramos que:

F   =   0

Passo 3

Beleza, né? Se F   =   0 já podemos substituí-lo na equação do trabalho que encontramos no Passo 1 e encontrar o resultado:

W   =   0 ⋅ Δ s

E assim encontramos que:

W   =   0

Resposta

Finalmente, podemos dizer que o trabalho total realizado sobre ele é nulo, pois a força resultante sobre ele é zero e, portanto, não há trabalho realizado.

Exercícios de Livros Relacionados

Qual é o trabalho realizado por uma força F → = 2 xN i ^ + 3N j ^ , com x em metros, ao deslocar uma partícula de uma posição r → i = 2m i ^ + 3m j ^ para uma posição r → j = - 4m i ^ - 3m j ^ ?
Usando um cabo com tensão de 1350N , um caminhão-reboque puxa um carro por 5,0k m ao longo de uma estrada horizontal. (a) Qual o trabalho realizado pelo cabo sobre o carro, se ele o puxa horizontalmen
Você empurra um livro de física por 1,5m sobre uma mesa horizontal com um impulso horizontal de 2,40N , enquanto a força de atrito em oposição é de 0,600N . Qual é o trabalho realizado por cada uma da
Quando uma força constante atua paralelamente ao deslocamento, como podemos dobrar o trabalho realizado por uma força que se reduza à metade de seu valor?