Enunciado
Física - Young and Freedman - Vol 3- Ed: 12º - Capítulo 28.Exercício - Ex. 42
42- Como um técnico em eletricidade, você está projetando um grande solenóide para produzir um campo magnético uniforme de próximo ao centro do solenóide. Você possui fio suficiente para espiras. Esse solenóide deve ter de comprimento e cm de diâmetro. Qual é a corrente necessária para produzir o campo exigido?
Passo 1
O campo magnético perto do centro do solenóide é de:
Então com os valores que o enunciado nos dá a corrente será de:
Note que o raio dessa solenóide não influencia em nada na nossa conta. Desde que o raio seja muito menor que o comprimento (senão ele começa a ser uma bobina circular)
Resposta
Exercícios de Livros Relacionados
Um fio reto e longo conduz uma corrente I , a qual se distribui uniformemente na sua seção de área π R 2 . Calcule a variação do campo magnético com a distância r ao centro do fio, para r ≤ R .
É possível gerar um campo magnético descrito pora) B → = B 0xi ^ + yj ^ .b) B → = B 0 xi ^ - yj ^ .c) B → = B 0 xj ^ - yi ^ .
É possível gerar um campo elétrico estático descrito pora) E → = E 0xi ^ + yj ^ .b) E → = E 0 xi ^ - yj ^ .c) E → = E 0 xj ^ - yi ^ .
Calcule o dipolo magnético da bobina descrita no Exemplo 22.1, estado a mesma conduzindo uma corrente de 1,5A .
A figura 29-86 mostra uma seção reta de um condutor cilíndrico oco de raios a e b que conduz uma corrente i uniformemente distribuída. (a) Mostre que, no intervalo bra , o módulo B ( r ) do campo elét