Enunciado
Física - Young and Freedman - Vol 3- Ed: 12º - Capítulo 27.Problemas - Ex. 86
86- Modelo de Quark para o nêutron. O nêutron é uma partícula com carga elétrica igual a zero. Contudo, ele possui um momento magnético diferente de zero, cujo componente é igual a . Esse momento pode ser explicado pela estrutura interna do nêutron. Diversas evidências indicam que o nêutron é composto de três partículas fundamentais, chamadas de quarks: um quark ‘up’ , com carga , e dois quarks ‘down’ , cada um com carga . A combinação dessas três cargas produz uma carga total .
Caso os quarks estejam em movimento, eles produzem um movimento magnético diferente de zero. Com um modelo muito simples suponha que o quark se mova em uma órbita circular em sentido anti-horário e que os dois quarks se movam no sentido horário, todos os quarks se movendo com o mesmo módulo da velocidade ao longo das circunferências de mesmo raio (Figura ).
Obtenha a corrente elétrica produzida pela circulação do quark .
Determine o módulo do momento magnético oriundo da circulação do quark
Determine o módulo do momento magnético do sistema constituído pelos três quarks. (Tome cuidado e use os sentidos corretos para os momentos magnéticos.)
Com que velocidade os quarks devem se mover para reproduzir o valor do momento magnético do nêutron? Use o valor (o raio do nêutron) para o raio das órbitas.
Passo 1
A corrente elétrica em relação a variação da carga é obtida por:
Logo :
Onde a carga de um up é de e o tempo de circulação desse up com uma velocidade em um círculo de raio (dados do final do enunciado e da figura) será de:
Então temos:
Passo 2
O momento magnético por ter unidade de medida tem uma fórmula do tipo:
Sem nenhuma constante atrelada a ele, então para a área do círculo igual a teremos:
Passo 3
Como os outros quarks tem metade da carga então a corrente gerada por um up será de:
E momento magnético igual a:
Sem destinção de sinal, somente o valor escalar de todos eles.
Então o momento magnético total será de:
Passo 4
Como foi calculado o momento magnético dos três quarks em conjunto, então vamos utilizar-lo para calcular a velocidade total para que ele tenha o momento magnético do nêutron.