Enunciado
Física - Física de Sears & Zemansky: Mecânica Volume 1 - 12ª Edição - Hugh D. Young e Roger A. Freedman- Ed: 12º - Capítulo 2.4 - Ex. 28
De acordo com dados de testes recentes, um automóvel percorre em , a partir do repouso. O mesmo carro, ao frear a em um piso seco, pára a . Supondo uma aceleração constante em cada trecho do movimento, mas não necessariamente a mesma aceleração ao reduzir ou ao acelerar. a) Determine a aceleração desse carro quando aumenta a velocidade e quando freia. b) Se a aceleração é constante, a que velocidade o carro deve estar se movendo após de aceleração? A velocidade real medida é ; o que isso diz sobre o movimento? c) Quanto tempo esse carro leva para parar ao frear a ?
Passo 1
Vamos analisar as unidades:
E analisar o movumento do carro:
Sabemos que o carro parte do repouso e tomamos que ele segue em direção .
Temos um movimento retilineio uniformemente variado, MRUV então podemos aplicar as equação cinemáticas da aceleração constante para o movimento do carro.
Passo 2
-
Então, temos que:
Parte1:
Vamos aplicar a equação de Torricelli para encontrar a aceleração do carro quando aumenta a velocidade. Nessa caso, não precisamos do tempo, , então vamos usar a equação de Torricelli:
Parte2)
Agora temos que a aceleração é e sabemos que o carro começa a frear após quando o carro esta a . Então podemos usar a equação
Passo 3
- Queremos saber a que velocidade o carro ertará se movendo após . Então vamos utilizar a equação da velocidade:
- Utilizando a equação anterior, vamos calcular o tempo, , para encontrarmos quanto tempo esse carro leva para parar ao frear a :
Mas queresmos esse resultado em .
Para isso, realizamos uma regruinha de três:
Então, temos que:
Passo 4
Passo 3
Podemos observar que a magnitude da aceleração durante a frenagem é muito maior do que a aceleração. É por isso que demora muito mais para ir de 0 a 60 mph do que ir de 60 mph para 0.
Resposta
- Parte1) e Parte2)