Enunciado
Física - Fundamentos de Física Volume 3 - Eletromagnetismo - 8ª Edição - David Halliday, Jearl Walker e Robert Resnick- Ed: 8º - Capítulo 23.Problemas Adicionais - Ex. 75
A água em uma vala de irrigação de largura e profundidade corre com uma velocidade de . O fluxo de mássico da água através de uma superfície imaginária é o produto da massa específica da água () pelo fluxo volumétrico através da superfície. Determine o fluxo mássico através das seguintes superfícies imaginárias: (a) uma superfície de área wd, totalmente submersa, perpendicular à correnteza; (b) uma superfície de área da qual uma área wd está submersa, perpendicular à correnteza; (c) uma superfície de área , totalmente submersa, perpendicular à correnteza; (d) uma superfície de área wd, metade da qual está submersa, perpendicular à correnteza; (e) uma superfície de área wd, totalmente submersa, com a normal fazendo um ângulo de 34º com a direção da correnteza.
Passo 1
Aqui temos uma questão que parece não ter conexão com eletro aparentemente, mas na verdade como em eletro a agua tem um fluxo e podemos fazer os mesmos calculos que fazemos com campos, por isso podemos usar a equação de fluxo nos dois casos. Então como visto no texto o fluxo mássico pode ser calculado como:
Agora é só fazer para as diferentes situações
Passo 2
(a)Para
Passo 3
(b) Como a água passa apenas pela área wd, o fluxo mássico é o mesmo do item (a), 693 kg/s.
Passo 4
(c) aqui teremos metade da superfície
Passo 5
(d) aqui teremos metade do fluxo mássico
Passo 6
(e) aqui teremos o fluxo mássico dependente do ângulo, se o ângulo for zero tem que ser o máximo fluxo logo é a melhor função para a dependencia do ângulo então temos :
Resposta
(a)
(b)
(c)
(d)
(e)