Enunciado
Física - Física para Cientistas e Engenheiros - Mecânica, Oscilações e Ondas, Termodinâmica: Volume 1 - 6ª Edição - Mosca, Tripler- Ed: 6º - Capítulo 5.1 - Ex. 24
APLICAÇÃO EM ENGENHARIA. Em sua viagem (de ida) de três dias até a Lua, a equipe Apollo (final dos anos de 1960 a início dos anos de 1970) separava de forma explosiva o módulo lunar do terceiro estágio a que estava ligado, ainda razoavelmente próximos da Terra. Durante a explosão, como variava a velocidade de cada uma das duas partes do sistema? Como variava a velocidade do centro de massa do sistema?
Passo 1
Quando a espaçonave se desprendeu do booster (terceiro estágio), pela 3° Lei de Newton, isso fez com que a velocidade da espaçonave aumentasse em direção a Lua e fez, também, com que a velocidade do booster diminuísse em relação a Lua. No entanto, apesar da velocidade do booster diminuir, ele continuou com uma determinada velocidade em direção a Lua e se afastando em relação a Terra.
Logo após a explosão, o centro de massa continua com a mesma velocidade d antes. Porém, depois de um tempo, a gravidade da Terra “puxará” a espaçonave e o booster e fará com que o centro de massa se mova em direção a Terra.
Resposta
Ei, a resposta está no passo a passo :)