7. Um avião a jato voa com velocidade constante mantendo um curso

nivelado com o solo. Os motores funcionam a pleno vapor.

a. Quanto vale a força resultante sobre o avião? Explique.

b. Desenhe um diagrama de corpo livre para o avião visto de lado

enquanto voa da esquerda para a direita. Nomeie (e não simplesmente

denote) cada uma das forças representadas no diagrama.

c. Os aviões inclinam-se lateralmente quando fazem uma curva.

Desenhe um diagrama de corpo livre para um avião, visto de baixo,

que faz uma curva para a direita.

d. Por que os aviões se inclinam lateralmente ao fazerem curvas?

Explique.

Passo 1

a)

Galera sempre quando a gente tem a velocidade constante e não estamos em um movimento retilíneo a gente tem que lembrar que a aceleração é igual a zero. Sabendo disso fica fácil, porque se a aceleração é zero a força resultante também é zero.

Se liga, aqui você poderia pensar que o avião ta fazendo um movimento circular ao redor da terra, mas o avião é muuuuuito menor que a curvatura dela então isso se torna insignificante e não conseguimos perceber esse movimento cicular, então podemos considerar como retilíneo mesmo.

Passo 2

b)

Ta se liga no super desenho de avião que eu fiz

A força amarela, que ta apontando para baixo é o peso do avião, ou seja a força gravitacional.

A força azul que ta apontando para cima é a força de sustentação que aparece nas asas e ela tem que ser igual ao peso do avião, pra manter a altitude.

A força vermelha é a força do motor que ta empurrando o avião pra frente.

E a força verde é o arrasto, ou seja a resistência do ar, que empurra o avião para trás. Ela precisa ter o módulo igual a força do motor pro avião manter a velocidade constante.

Passo 3

c)

Galera mais um erro de tradução aqui kkkkkkk

Vai ficar muito difícil de entender um desenho olhando o avião de baixo, deveríamos olhar ele de trás, que é o que pede no livro original.

Olha como fica olhando de baixo:

Fica muito estranho porque a força azul não esta no plano ela ta em diagonal, porque é perpendicular as asas.

Agora olha como fica olhando de trás:

Passo 4

d)

A força de sustentação azul pode ser decomposta em dois eixos, no vertical ela tem o mesmo módulo que a força peso, para o avião manter a altitude.

E a parte horizontal (que é só o que aparece quando fizemos o desenho olhando de baixo) aponta pro lado e ela será a resultante de todas as forças, pois o arrasto se anula com a força do motor e o peso se anula com a componente vertical da sustentação, sobra só a componente horizontal da sustentação.

Como a resultante ela está apontando na direção perpendicular a velocidade, o avião entra em um movimento circular uniforme, essa resultante aponta para o centro de uma circunferência e o avião começa a fazer uma curva

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

25. Um disco de hóquei no gelo é impulsionado por um foguete que gera um empuxo de 2,0N . A massa total do conjunto é de 1,0k g e ele é liberado a partir do repouso sobre uma mesa livre de atrito, com
27. Satélites de comunicação são colocados em órbitas circulares onde eles ficam estacionários sobre um ponto fixo do equador enquanto a Terra gira. Tais órbitas são chamadas de órbitas geossíncronas.
28. Um homem de 75k g se pesa no pólo norte e no equador. Em qual dos casos a balança marca um peso maior? Em quanto?
29. O pai do Exemplo 8.3 está em pé no topo de uma colina de forma cônica enquanto gira seu filho de 25k g em um carrinho preso por uma corda de 2,0m de comprimento. Os lados da colina são inclinados
30. Uma bola de 50g oscila em um círculo vertical presa por um barbante de 1,5m de comprimento. Quando a bola se encontra no fundo da trajetória circular, a tensão no barbante é de 15N . Quanto vale a