20- Uma barra metálica com de comprimento é puxada para a direita a regulares e perpendicularmente a um campo magnético uniforme de . A barra desliza sobre trilhos metálicos paralelos, conectados através de um resistor de , como indica a Figura , de modo que o aparato faz um círculo completo. A resistência da barra e dos trilhos pode ser desprezada.
Calcule o módulo da fem induzida no circuito.
Determine o sentido da corrente induzida no circuito usando a força magnética sobre as cargas na barra que se move usando a lei de Faraday; usando a lei de Lenz.
Calcule a corrente através do resistor
Passo 1
A fem de indução causada pela barra no circuito é de:
E pela regra da mão esquerda (pois corrente elétrica é carga positiva, a velocidade aponta para a direita e o campo magnético aponta para dentro da folha) vemos que a força magnética aponta para cima, portanto a corrente tem sentido sentido anti-horário (aponta para cima sentido de ). O que responde a
Pela lei de Faraday, temos que a área desse retângulo por assim dizer, aumenta enquanto o campo magnético se mantém constante, então o fluxo magnético aumenta, aumentando a fem induzida nesse circuito. Logo pela lei de Faraday:
Então a corrente é no sentido anti-horário. O que responde a
E pela lei de Lenz, temos que pelo mesmo aumento da área que aumenta o fluxo magnético na área toda tende a criar um campo magnético induzido na área toda de modo a sair do plano do papel (para voltar a ter o mesmo campo magnético que tinha antes), e que fará pela regra da mão direita a criar um sentido de corrente no sentido anti-horário.
Passo 2
A corrente no resistor será de: