Um bastão plástico não condutor, fino e longo, é dobrado para formar uma circunferência de raio . Entre as extremidades do bastão permanece um pequeno espaçamento de comprimento , onde . Uma carga positiva de magnitude é distribuída uniformemente na circunferência. (a) Qual é a direção e o sentido do campo elétrico no centro da circunferência? Explique sua resposta. (b) Qual é a magnitude do campo elétrico no centro da circunferência?
Passo 1
Falaaa galera. Esse problema pode parecer bem difícil, não é mesmo? Vamos tentar fazê-lo com calma, que veremos que os problemas mais difíceis podem ser feitos se conseguirmos pensar fisicamente.
Passo 2
- Veja a figura abaixo:
- Pelo princípio da superposição, podemos escrever
Podemos pensar na parte retirada da circunferência como sendo uma carga pontual que foi retirada. Notemos que essa carga fazia um campo elétrico direcionado para a direita. Como ela foi retirada, essa componente é perdida. Dessa forma, podemos dizer que o campo elétrico é direcionado do centro para a carguinha retirada.
Passo 3
Onde
- campo no centro da circunferência completa (sem retirar a carga);
- campo no centro da circunferência devido a carga;
- campo no centro da circunferência sem a carga.
Sabemos que , pois a figura é simétrica (para cada elemento de carga na circunferência, haverá um elemento simétrico em relação ao centro que irá anular esse campo). Além disso,
onde
Ou seja,
Portanto, temos que
Resposta
- Aponta do centro para o buraco.
- .