A bateria na Figura 25-55 tem resistência interna desprezível. Encontre (a) a corrente em cada resistor e (b) a energia fornecida pela bateria.
Passo 1
Eae galera! Tudo tranquilo? Vamos começar tendo um panorama da questão. Aqui, vamos primeiro desenrolar aquele “nózão” com vários resistores, daí calcular a resistência equivalente de tudo para acharmos a corrente da fonte. E pra finalizar vamos sair calculando a corrente em cada resistor através da divisão de correntes no nó. Beleza? vamos lá!
Passo 2
Para essa questão, vamos primeiro calcular a resistência equivalente. Ela vai ser dada por:
Resolvendo os pararelos, temos:
Passo 3
Agora que temos a resistência equivalente do circuito, vamos calcular a corrente total. Da lei de Ohm:
E com isso matamos o item b) e parte do item a). Como? Ora, se temos essa corrente, podemos calcular a potencia da bateria. Que é dada por:
A parte que matamos do item a), é que a corrente que passa pelo resistor de é a mesma corrente total, por que ela está em série com a fonte. Logo,
Passo 4
Agora aqui vamos dar o famoso pulo do gato hahahahaha. Pulo do gato é aquele bizu que a gente aplica na questão que sai tudo mais de boas. Se acharmos a tensão nos pontos A e B, achamos a tensão em cada resistor porque eles são paralelos entre si. E daí basta aplicar a lei de Ohm para cada um!
Então bora começar. Aplicando a divisão de tensão, temos que a tensão no ramo vai ser de:
Lembrando que esse corresponde a resistência equivalente só dos paralelos, que já calculamos antes. Logo,
Fazendo a lei de Ohm para cada resistor:
E é isso galerinha, vejo vocês na próxima questão ELETRIZANTE!