Um grupo de N baterias idênticas de fem E e resistência interna r podem ser todas ligadas em série (Fig. 29-30a) ou todas em paralelo (Fig. 29-30b) com um resistor R. Mostre que para R= r, as duas montagens darão a mesma corrente em R.

Passo 1

Fala galera, bora lá!

Quando todas as baterias estão conectadas em paralelo (b), a fem é E e a resistência equivalente é

R e q 1 = R + r N

Então a corrente é

i 1 = E R e q 1 = N E N R + r

Passo 2

Da mesma forma, quando todas as baterias são conectadas em série, a fem total é N E e a resistência equivalente é

R e q 2 = R + N r

Portanto,

i 2 = N E R e q 2 = N E R + N r

Passo 3

Comparando as duas expressões, vemos que as duas correntes são iguais se R = r .

i 1 = i 2

N E N R + R = N E R + N R

Resposta

Foi provado no passo 3.

Exercícios de Livros Relacionados

No circuito indicado na Figura 26.64, um resistor de 20,0Ω está inserido em um grande bloco de gelo 0,0 ° C , e a bateria possui resistência interna desprezível. Qual é a taxa (em g/s) em que esse cir
62- Qual deve ser o valor da fem ϵ indicada na Figura 26.66 para que a corrente que passa no resistor de 7.0Ω seja igual a 1.80A ?Cada fonte de fem possui resistência interna desprezível.
64- ( a ) Calcule a corrente que passa em cada resistor e na bateria do circuito indicado na Figura 26.68 ( b ) Qual é a resistência equivalente do circuito?
67- No circuito indicado na Figura 26.71 , a corrente que passa pela bateria de 12.0V é medida em 70.6m A no sentido indicado. Qual é a voltagem nos terminais V a b da bateria de 24.0V ?
68- No circuito indicado na Figura 26.72 , todos os resistores são classificados a uma potência máxima de 1.0W . Qual é a fem ϵ máxima que a bateria pode ter, sem queimar nenhum resistor?