Uma bola de baseball é lançada de forma que sua velocidade inicial ao perder contato com o taco faz um ângulo de 30 ° acima da horizontal. Ela deixa o taco a uma altura de 1,0   m acima do solo e aterrissa intocada. Durante o voo, desde que perde contato com o taco até logo antes de tocar o chão, descreva como o ângulo entre os vetores da velocidade e da aceçeração muda. Despreze os efeitos da resistência do ar.

Passo 1

Vamos desenhar um diagrama para o movimento dessa bola. O vetor da aceleração está sempre apontando na vertical para baixo, pois corresponde ao efeito da gravidade, e o vetor da velocidade é sempre tangente à trajetória da bola.

Passo 2

Ou seja, no momento do lançamento o ângulo formado é:

θ i n i c i a l = 30 ° + 90 ° = 120 °

No topo da trajetória:

θ t o p o = 90 °

E quando a bola está na mesma altura do ponto de lançamento:

θ f i n a l = 90 ° - 30 ° = 60 °

Resposta

O ângulo começa em 120 ° e diminui até o final da trajetória, passando por 90 ° no topo e 60 ° quando a altura é igual à do momento do lançamento.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Qual é o módulo da aceleração de um velocista que corre a 10 m / s ao fazer uma curva com 25m de raio?
Um ventilador realiza 1200 revoluções por minuto. Considere um ponto situado na extremidade de uma das pás, que descreve uma circunferência com 0,15m de raio. (a) Que distância o ponto percorre em uma
Um satélite da Terra se move em uma órbita circular, 640k m acima da superfície da Terra, com um período de 98,0m i n . Quais são (a) a velocidade e (b) o módulo da aceleração centrípeta do satélite?
4. Considere um pêndulo balançando de um lado para o outro por uma corda. Use uma análise de diagrama de movimento e redija uma explicação para responder a cada uma das seguintes questões. a . No pont
Faça uma estimativa da ordem de grandeza do número de revoluções que o pneu de um automóvel típico gira em um ano. Mencione as quantidades que você mede ou estima e seus valores.