Um projétil é disparado a acima da horizontal. Quaisquer efeitos devidos à resistência do ar são desprezíveis. O projétil aterrissa na mesma altitude do lançamento, então a componente vertical da velocidade de impacto do projétil é (a) a mesma que a componente vertical da velocidade inicial em magnitude e sentido, (b) a mesma que a componente vertical da velocidade inicial em magnitude, mas oposta em sentido, (c) menor que a componente vertical da velocidade inicial em magnitude, mas com o mesmo sentido, (d) menor que a componente vertical da velocidade inicial em magnitude, mas com o sentido oposto.
Passo 1
O essencial aqui é lembrar de um princípio para pensar sobre lançamentos como esse: nós podemos analisar o movimento horizontal e o vertical de forma totalmente independente um do outro.
Nesse caso, por exemplo, podemos olhar só para o movimento na vertical e pensar em um objeto que é lançado para cima e depois retorna ao ponto inicial.
Passo 2
Nesse caso, nós sabemos que para uma mesma altura, as velocidades na ida e na volta são iguais em magnitude, mas opostas em sentido, então:
E a resposta correta é a letra (b).
Resposta
Letra (b).